Sociedade

Assembleia Municipal de Ourém distinguida com prémio ANAM

13 out 2023 12:05

Os prémios ANAM reconhecem os melhores trabalhos realizados anualmente em prol da valorização e dignificação das assembleias municipais

assembleia-municipal-de-ourem-distinguida-com-premio-anam

A Assembleia Municipal de Ourém recebeu o prémio ANAM Boas Práticas, que foi entregue esta quinta-feira em Leiria, na categoria de Resiliência.

Os prémios ANAM reconhecem os melhores trabalhos realizados anualmente em prol da valorização e dignificação das assembleias municipais, bem como o seu papel na organização democrática dos municípios, explica uma nota de imprensa da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), que atribuiu os restantes galardões às assembleias municipais de Loures (Participação Cívica), Oliveira de Azeméis (Cidadania), Ferreira do Zêzere (Inclusão e Envolvimento Comunitário) e Lisboa (Juventude).

Albino Almeida, presidente da ANAM, adianta, citado na nota de imprensa, que “o ano saldou-se positivamente pela enorme qualidade dos trabalhos apresentados, o que reflecte de alguma forma a preocupação, a participação e um maior reconhecimento do trabalho das Assembleias Municipais junto das populações”.

Dada a qualidade das propostas submetidas, o júri decidiu ainda atribuir menções honrosas às assembleias municipais de Marvão, Murça, Ílhavo e Monchique.

A ANAM foi fundada em 2016 e representa 206 Assembleias Municipais associadas, distribuídas pelo território continental, Açores e Madeira, sendo um dos mais importantes órgãos do poder local criadas após o 25 de Abril.

Desde sempre, a ANAM considera por principal objectivo a "valorização do papel das Assembleias Municipais na organização dos municípios, apoiando e promovendo estudos, seminários, congressos e publicações, entre outras iniciativas de aproximação das assembleias municipais às populações".