Viver

Artistas de Leiria e Alcobaça participam em exposição no aeroporto de Lisboa

29 set 2022 13:21

Arte Box, iniciativa do Arte Institute, coloca artistas de Leiria e Alcobaça numa exposição no aeroporto de Lisboa

artistas-de-leiria-e-alcobaca-participam-em-exposicao-no-aeroporto-de-lisboa
Sílvia Patrício é uma das artistas anunciadas pelo Arte Institute
Ricardo Graça/Arquivo

Onze artistas de Leiria e Alcobaça participam numa exposição que é inaugurada a 7 de Outubro em Lisboa, no Aeroporto Humberto Delgado, anunciou hoje o Arte Institute.

O projecto, com o título Arte Box, dinamizado pelo Arte Institute, também vai levar arte portuguesa ao Aeroporto Internacional Washington Dulles, em Washington, nos Estados Unidos.

Em Lisboa, no Aeroporto Humberto Delgado, estão anunciados os artistas Carolina Correia, Cheila Peças, Gabriel e Gilberto Colaço, José Aurélio, Luís Plácido Costa e Thierry Ferreira, todos de Alcobaça, e Abílio Febra, Mário Lopes, Rita Gaspar e Sílvia Patrício, de Leiria.

A iniciativa pretende assim mostrar a grande diversidade artística do país, estando representadas várias regiões”, refere a nota de divulgação.

Pretendemos também que pessoas de outras nacionalidades que vêm a Portugal, passem a olhar para o nosso país como um destino de turismo cultural e que valorizem o lado tradicional e histórico, mas também o Portugal contemporâneo. Isto também é válido para os próprios portugueses”, refere a directora do Arte Institute, Ana Miranda.

Além de Leiria e Alcobaça, o Alentejo e Cascais, está prevista uma exposição do fotógrafo Jordi Burch com o escritor Ondjaki, denominada Há uma trança linda nessa sua dança, que promove o diálogo entre a fotografia e a literatura.

Em Washington, o projecto conta “com peças da colecção da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento dos autores Pedro Cabrita Reis, António Sena, Pepe Diniz, João Queiroz, Luisa Correia Pereira e Ana Hatherly e com duas obras de Júlio Pomar, cedidas pelo Acervo Histórico da Caixa Geral de Depósitos”.

Segundo o comunicado, “há ainda espaço para trabalhos de artistas com uma carreira internacional como é o caso de Marta de Menezes e Vasco Gargalo e para obras de artistas emergentes, como André Araújo, Ânia Pais, Diana Mordido Aires, Maria Contreras, Nuno Sousa e Sally Sanago, que vão expor peças focadas na arte e ciência”.

O Arte Box é uma oportunidade única para os artistas plásticos portugueses terem as suas obras expostas numa “montra” nos Estados Unidos que recebe, aproximadamente, 25 milhões de pessoas por ano de todas as nações do mundo”, salienta Ana Miranda.

No Aeroporto de Lisboa, a exposição é apoiada pelas câmaras municipais de Alcobaça e Leiria, entre outras entidades.

Na inauguração, em Washington, é esperada a presença do secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, do embaixador de Portugal em Washington, Francisco Duarte Lopes, do delegado AICEP EUA, João Mota Pinto e de Rita Faden, presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, uma das investidoras na iniciativa.

Fundado em 2011, o Arte Institute é uma organização que promove a cultura e mostra a arte de Portugal.