Viver

Artistas Ana Loureiro e Jose Antonio Del Castillo expõem Dois Olhares em Leiria

24 jul 2023 12:18

Trabalhos podem ser visitados na galeria de arte da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira

artistas-ana-loureiro-e-jose-antonio-del-castillo-expoem-dois-olhares-em-leiria
Este é um dos trabalhos de Jose Antonio Del Castillo
DR

Dois olhares é o tema da exposição de pintura dos artistas plásticos Jose Antonio Del Castillo e Ana Marques Loureiro, que estará patente até final do mês, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria. 

Inaugurada dia 7 de Agosto, pelas 18 horas, os artistas referem, citados numa nota de imprensa do Município de Leiria, que a exposição "reflecte sobre os lugares de inspiração, sejam eles paisagens, monumentos ou ocorrências que ficam na memória". 

Jose Antonio Del Castillo expressa-se de forma realista/impressionista, ocasionalmente com um simbolismo subjacente.  

"Preocupado com a composição e com o rigor do desenho, aspecto que transparece nos muitos retratos que pintou e em muitas outras obras, onde essas qualidades são realçadas, os temas que o artista escolhe, juntamente com um colorido diurno de ocres e azuis translúcidos, conferem à sua pintura uma leveza pictórica que faz lembrar a sua terra natal - Salamanca", informa a autarquia.

Na última década, é possível observar nos trabalhos do artista uma combinação de tonalidades azuis e esverdeados, resultado da forte influência do mar da Figueira da Foz, cidade onde Jose Antonio Del Castillo reside.  

Ana Marques Loureiro "reinventa-se continuamente nas técnicas que explora, sejam elas o desenho por vezes aguarelado, a pintura a óleo ou a pintura em azulejo, com uma vertente contemporânea/futurista".

Mas mais do que o "exercício das técnicas, o que mais lhe interessa é o aprimoramento dos sentidos e da expressão". "Há algo de expressionista nos seus azulejos de cariz geométrico, com fortes texturas de uma fase anterior e muito de simbolismo arquetípico que a acompanha desde o início do seu percurso até à fase actual."