Abertura

Artista do mundo, cidadão de Leiria

25 ago 2023 09:35

Fotografia, música, teatro. Mircea veio da Roménia, Rairton chegou do Brasil e Laura é natural de Cuba. Nos milhares de nomes que preenchem as colunas da imigração, também há criadores e professores de artes

artista-do-mundo-cidadao-de-leiria
Mircea Albutiu está a terminar um projecto de fotografia sobre o rio Lis
Ricardo Graça

Chegou na pandemia, em pleno Inverno. As portas começaram a abrir-se depois de um desconhecido o ouvir no Parque do Avião. Com a conversa, surgiram contactos e, com os contactos, a oportunidade para o primeiro concerto em Portugal, que lhe deu “esperança” quando já ponderava “voltar para o Brasil”.

Rairton Lima é natural de Fortaleza, no Ceará. No calor do Nordeste se fez músico para “conhecer amigos e viajar”. Com o tempo, tornou-se íntimo do bossa nova, do samba, do choro e do forró. Aprendeu guitarra e especializou-se no bandolim. E, há dois anos, a jornada trouxe-o até à Europa.

Nos milhares de nomes que preenchem as colunas da imigração em Portugal – só do Brasil, um acréscimo de 35 mil pessoas em situação legal, em 2022, segundo o SEF – encontram-se também artistas e professores de artes. Rairton Lima, em Leiria desde 2021, dá aulas em várias escolas (Leiria, Batalha e Marinha Grande) e tem colaborado com a associação Sílabas Ritmadas – criada e coordenada por Cláudia Jerónimo – em projectos com a população sénior e com crianças que decorrem no Museu de Leiria e no BAG – Banco das Artes Galeria, no âmbito do serviço educativo. Toca com um grupo de cavaquinhos e costuma acompanhar outros músicos em bares, concertos e eventos, entre eles, Soraia Morais (concorrente do The Voice Portugal na edição de 2022) e, mais recentemente, João Damasceno.

“A música que vive no mundo, não é diferente da nossa, na verdade, é uma outra forma de entender”, diz ao JORNAL DE LEIRIA o nordestino de 36 anos. Cresceu no interior do Ceará – “um centro cultural muito forte” – e acabou por conhecer Giselle numa roda de músicos. Vieram juntos para Leiria e durante um ano moraram com os cunhados, ambos estudantes de mestrado. Actualmente, residem em São Jorge, no concelho de Porto de Mós.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ