Economia

Área de serviço da A1 em Leiria já tem carregadores eléctricos ultra-rápidos 

5 out 2021 18:08

Os quatro postos de carregamento instalados funcionam 24 horas por dia.

area-de-servico-da-a1-em-leiria-ja-tem-carregadores-electricos-ultra-rapidos
Carregadores são alimentados com energia "100% renovável"
DR

A área da Auto-Estrada do Norte (A1) em Leiria já dispõe de postos de carregamento eléctrico “ultra-rápidos”. 

No local, foram instalados quatro pontos de carregamento, que se encontra, localizados junto das lojas Colibri Via Verde, no sentido Lisboa-Porto e Porto-Lisboa.

A Brisa explica, em comunicado, que os carregadores são alimentados “com energia 100% renovável fornecida pela Cepsa e com uma potência de 350 kW”.

“Estes carregadores da IONITY estão entre os mais potentes do mercado e ajustam-se automaticamente à capacidade de carregamento das baterias dos carros eléctricos”, realça aquela nota da concessionária da A1. 

A empresa destaca ainda o facto dos postos agora instalados permitirem “um carregamento rápido e sem perda de tempo de viagem” e estarem “disponíveis 24 horas por dia”. 

É ainda referido que os carregadores “são compostos por tomadas do modelo standard europeu (Combined Charging System), utilizado pelos carros eléctricos actuais e futuros. 

No total, esta rede de postos de carregamento “ultra-rápida” conta já com 21 pontos  localizados de norte a sul do País.
Além da A1 (Leiria e Santarém), estes postos estão disponíveis na A2 (Grândola e Almodôvar), na A3 (Barcelos), na A4 (Penafiel) e na A6 (Estremoz).

Segundo a Brisa, está prevista a instalação de 82 pontos de carregamento eléctrico em 40 áreas de serviço ao longo das auto-estradas que opera.