Abertura

Área cultivada no Vale do Lis está a aumentar desde 2014

6 mai 2021 09:49

Associação de Regantes diz que as obras de modernização do regadio vão tornar os terrenos mais apetecíveis. E adianta que os maiores agricultores do Oeste quererão provavelmente instalar-se em Leiria nos próximos anos

area-cultivada-no-vale-do-lis-esta-a-aumentar-desde-2014
No Vale do Lis, há actualmente 50 a 60 agricultores no activo, a título profissional
Ricardo Graça

Fala através de provérbios e com provérbios explica que o apego pesa mais do que a algibeira. Fernando Varalonga, 78 anos, filho e neto de agricultores, pai e avô de agricultores, cinco gerações consecutivas no Vale do Lis. “Mais vale um gosto do que três vinténs”, atira. “Uma pessoa apaixona-se por aquilo que tem e mesmo que dê pouco mantém-se, porque gosta. Fui vidreiro 22 anos, mas nunca deixei o campo”.

Nem na juventude nem agora, apoiado na muleta, a recuperar uma perna partida, a mostrar fotografias impressas em tamanho A4 que denunciam como os terrenos de que é proprietário ficam debaixo de água sempre que chove acima da conta e os colectores transbordam, por deficiências da rede. São 30 hectares, onde espera voltar a plantar feijão, nabo, melancia e meloa, para depois vender no mercado grossista do Falcão ou através da empresa distribuidora com que costuma trabalhar.

Já foi pior, mais difícil. “Eu, se queria ir para a Ortigosa, tinha de ir de barco até à linha. O cais era aqui”, explica, às portas de Amor, onde os Varalonga estão ligados à agricultura desde antes da chamada Obra do Lis, ou seja, o conjunto de infraestruturas construído nos anos 40 e 50 do século XX para defender os campos agrícolas, fixar o leito do rio Lis, garantir redes de enxugo e instalar canais de rega, projecto que está na origem do perímetro de Aproveitamento Hidroagrícola do Vale do Lis, inaugurado em 1957, com 2.145 hectares entre a cidade de Leiria e a freguesia da Vieira, já no concelho da Marinha Grande.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ