Sociedade

Arco-íris assinala, também em Leiria, Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia

17 mai 2021 16:19

O Movimento LGBTI Leiria desafiou várias entidades públicas a hastear bandeira pela inclusão, diversidade e combate à discriminação

arco-iris-assinala-tambem-em-leiria-dia-internacional-contra-a-homofobia-bifobia-e-transfobia
A Câmara Municipal de Leiria e a União de Freguesias dos Marrazes e Barosa irão hastear a bandeira LGBTQIA+ nas suas sedes
DR

O Movimento LGBTI Leiria junta-se hoje a várias associações e colectivos portugueses para assinalar o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia.

Entre outras iniciativas, o Movimento LGBTI Leiria desafiou várias entidades públicas a assinalar este dia, hasteando a bandeira LGBTQIA+ (a bandeira arco-íris) como símbolo de inclusão, diversidade e de combate à discriminação.

A Câmara Municipal de Leiria e a União de Freguesias dos Marrazes e Barosa irão hastear a bandeira LGBTQIA+ nas suas sedes, em solidariedade com esta comunidade, anuncia o movimento em comunicado.

Recorde-se que o dia é assinalado desde 2004 e marca a eliminação da homossexualidade da Classificação  Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde pela Organização Mundial de Saúde.

Em 2018, a transexualidade foi eliminada da mesma classificação,  juntando a transfobia ao mote a assinalar. Este dia tornou-se um símbolo de consciencialização  da discriminação, preconceito e violência vividos pelas pessoas LGBTI+.