Sociedade

Aprovado voto de pesar e rua com nome de João Vasconcelos

2 abr 2019 00:00

Reconhecimento do Município de Leiria pelo trabalho realizado por João Vasconcelos, ex-secretário de Estado falecido na semana passada.

aprovado-voto-de-pesar-e-rua-com-nome-de-joao-vasconcelos-10080

A Câmara de Leiria aprovou, hoje, um voto de pesar pela morte de João Vasconcelos, tendo sido também deliberado atribuir o nome do ex-secretário de Estado da Indústria, falecido no passado dia 26, a uma rua na cidade, em local a definir.

No texto é realçado o “espírito empreendedor e inovador” de João Vasconcelos, “um dos impulsionadores principais” do projecto Startup Lisboa. “Foi com ele que Portugal virou definitivamente para a economia digital e para a Indústria 4.0, tendo tido um papel fundamental para que o maior evento tecnológico mundial fosse realizado no nosso País, o WebSummit”, lê-se no documento, aprovado por unanimidade.

É ainda recordado o papel que João Vasconcelos teve na organização da caravana Aylan Kurdi que, em 2015, recolheu 60 toneladas de bens para os refugiados que chegavam à Europa.

“João Vasconcelos era sinónimo de vitalidade, dinamismo, inovação e o sonho de tornar Portugal o melhor local para as novas indústrias se fixarem. Foi a isto que dedicou os pouco mais de vinte anos de vida pública e dedicada a diversas causas”, acrescenta o documento.

Com este voto de pesar, a Câmara pretende “deixar registada a gratidão, apreço e reconhecimento do Município de Leiria pelo trabalho realizado por João Vasconcelos”.

Nascido em Leiria há 43 anos, João Vasconcelos foi vice-presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), entre 1999 e 2005. Posteriormente, liderou o projecto Startup Lisboa e foi secretário de Estado da Industria. Esteve também ligado à administração de várias empresas familiares nos sectores do turismo e serviços. Faleceu no passado dia 26 vítima de ataque cardíaco.