Sociedade

Aprovada obra de 400 mil euros para requalificação da zona industrial de Pombal

30 mai 2022 17:50

Projecto pretende ainda redesenhar a rede viária

aprovada-obra-de-400-mil-euros-para-requalificacao-da-zona-industrial-de-pombal

A primeira fase da requalificação da Zona Industrial da Formiga, em Pombal, um investimento no valor de 400 mil euros, foi aprovada na última reunião de executivo, anunciou hoje a autarquia.

A abertura do respectivo procedimento concursal aprovado vai permitir uma intervenção na Rua da Indústria, uma via que se encontra com um défice de infra-estruturas, de uma forma global, assim como a necessidade de melhoramento e reestruturação de toda a pavimentação, quer dos arruamentos, quer ao nível dos passeios de circulação pedonal, refere uma nota de imprensa.

Este projecto pretende ainda “redesenhar a rede viária” e a sua “infra-estruturação”, assim como “valorizar e garantir o rigor e harmonia, visual e funcional de toda a zona industrial”.

A intervenção neste arruamento consiste na “total requalificação da rede viária, dado o seu mau estado actual, e requalificação dos passeios, que em alguns pontos são inexistentes”.

Segundo a nota de imprensa, para a rede viária, o “projectista optou por uma via de oito metros de largura, mantendo na generalidade, o perfil actual”.

No entanto, proceder-se-á à regularização dos passeios e à disciplina do estacionamento automóvel, mantendo as árvores existentes. O objectivo é “encontrar o equilíbrio entre as necessidades de circulação e manobra de veículos pesados e circulação pedonal, com a limitação da área disponível para a intervenção”.

Nos entroncamentos com os arruamentos adjacentes foram definidos os limites da intervenção, tendo em conta os alinhamentos dos passeios existentes de forma a colmatar esta fase dos trabalhos com a situação actual, mas deixando já preparada a base para dar continuidade para as futuras intervenções nos restantes arruamentos”, refere ainda o comunicado do Município de Pombal.

A zona de intervenção ficará, assim, dotada de novas infra-estruturas, nomeadamente ao nível da rede de abastecimento de água pública, rede de drenagem de águas pluviais, rede de esgotos domésticos, rede viária, passeios, sinalização vertical e horizontal.

Também as redes de distribuição de iluminação pública e telecomunicações serão requalificadas.