Sociedade

Apresentadas 42 propostas no orçamento participativo do Município de Leiria

29 jun 2021 16:21

A edição deste ano disponibiliza 630.400,93 euros para a concretização das ideias mais votadas

apresentadas-42-propostas-no-orcamento-participativo-do-municipio-de-leiria
Município de Leiria anunciará vencedores em Novembro
Ricardo Graça/Arquivo

O Município de Leiria recebeu 42 propostas no âmbito do orçamento participativo de 2021/2022, mais três do que no ano passado. As propostas, cuja execução se dispersa um pouco por todo o concelho, apresentam um equilíbrio quanto à sua tipologia, sendo a categoria Verde ou Imaterial a que mereceu maior número de ideias (17), seguindo-se a Jovem com 15 e a Material com dez, adianta uma nota de imprensa.

A edição deste ano disponibiliza 630.400,93 euros para a concretização das ideias mais votadas, numa iniciativa que tem como objectivos “promover a participação informada, activa e construtiva dos cidadãos e incentivar o diálogo entre os munícipes e os eleitos locais, bem como adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas da população”, acrescenta o Município de Leiria.

“Pretende-se ainda contribuir para uma sociedade civil dinâmica e coesa e também aumentar a transparência da actividade autárquica”, lê-se ainda no comunicado.

As candidaturas serão agora reunidas e analisadas, com vista à verificação de eventuais submissões repetidas ou de pedidos de esclarecimento junto dos proponentes, estando marcada para o próximo dia 5 a divulgação da lista definitiva de propostas aceites para avaliação.

Segundo a Câmara de Leiria, os projectos escolhidos serão depois analisados pelos serviços municipais quanto ao cumprimento dos critérios até 15 de Agosto, devendo a lista provisória ser divulgada no dia seguinte.

A votação dos projetos decorre entre 18 e 29 de Outubro, sendo os resultados conhecidos a 3 de Novembro.

Descentralizar a Cultura – De cá para lá e a construção de um espaço museológico em Boa Vista foram as propostas mais votadas nas categorias Verde ou Imaterial e Material na edição do ano passado.

Foram ainda selecionadas para execução as candidaturas Uma biblioteca para a Comunidade, a colocação de ilhas ecológicas na Urbanização de Santa Clara e um parque infantil em Monte Real.