Economia

Apicultores de Ourém recebem colónias de abelhas para retomar actividade

21 jul 2023 15:30

Incêndios florestais do último Verão e vespa velutina (asiática) fizeram desaparecer mais de 1.700 colónias no concelho, afectando 30 apicultores.

apicultores-de-ourem-recebem-colonias-de-abelhas-para-retomar-actividade
Entrega de colmeias teve lugar esta quinta-feira
CMO

A Associação de Apicultores da Região de Leiria, Ribatejo e Oeste entregou, esta quinta-feira, um conjunto de colónias de abelhas aos apicultores do concelho de Ourém, para "ajudar a retoma da actividade apícola".

A medida contou com a parceria da Câmara de Ourém, que apoiou a aquisição das colónias, no âmbito de um protocolo de colaboração celebrado com associação, e visa "contribuir para o equilíbrio do ecossistema" e para relançar a apicultura no concelho.

O município explica, numa nota de imprensa, que a medida surge em sequência dos efeitos "nefastos" dos incêndios registados no ano passado, mas também da acção da vespa velutina (vulgamente conhecida como vespa asiática), "factores que contribuíram para o desaparecimento de 1.717 colmeias de 30 apicultores concelhios".

Presente no momento de entrega das novas colónias, Rui Vital, vereador da Câmara de Ourém, salientou a importância da iniciativa, "já que as abelhas são essenciais para a necessária polinização das árvores de fruto e outras espécies". Citado naquela nota de imprensa, o autarca disse ainda que o decréscimo de colmeias, registado recentemente, "é preocupante para o equilíbrio do ecossistema"