Sociedade

Aos 250 anos, Igreja projecta Centro Paroquial

16 set 2017 00:00

Nova infra-estrutura na Vieira de Leiria deve apoiar cerca de 1500 pessoas

aos-250-anos-igreja-projecta-centro-paroquial-7139
Daniela Franco Sousa

A Igreja Matriz de Vieira de Leiria foi construída há precisamente 250 anos. Recentemente, o edifício recebeu melhoramentos na fachada e o próximo passo será refrescar também o interior do templo.

Mas, sublinha o padre Miguel Sottomayor, “mais importante do que as paredes são as pessoas”, pelo que o sonho passa agora pela criação de um Centro Paroquial capaz de dar apoio a cerca de 1500 paroquianos.

Miguel Sottomayor, pároco desta freguesia há três anos, explica que a igreja já tem uma intervenção muito activa junto da comunidade. Em parceria com a Cáritas, o Banco Alimentar e outros voluntários, a igreja recolhe bens alimentares e roupa que distribui por mais de 200 pessoas carenciadas dos lugares de Passagem, Praia da Vieira e Vieira de Leiria.

“São sobretudo adultos, pessoas de meia idade, algumas das quais com dependentes, gente a quem o desemprego bateu à porta”, conta o padre, notando que, além da pobreza material está muitas vezes presente a iliteracia financeira, que acaba por conduzir as pessoas a escolhas erradas e a situações de endiv

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ