Desporto

"Ao fim e ao cabo, são 11 contra 11, uma bola, um árbitro e vamos jogar"

6 fev 2024 15:47

Treinador da União de Leiria reconhece favoritismo do Sporting, mas garante que equipa não vai passear

ao-fim-e-ao-cabo-sao-11-contra-11-uma-bola-um-arbitro-e-vamos-jogar
União de Leiria assume ambição de seguir em frente na Taça de Portugal
Nuno Brites | IntouchStories

União de Leiria e Sporting defrontam-se esta quarta-feira, pelas 20:45 horas, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, com o objectivo de chegarem às meias-finais da Taça de Portugal. Vasco Botelho da Costa assume que a responsabilidade da vitória no jogo "vai estar sempre do lado do Sporting". "No entanto, não viemos aqui passear. Somos, salvo erro, se não o melhor, um dos melhores ataques da prova. Fizemos uma prova muito interessante até agora. O Sporting é uma equipa muito versátil tacticamente. Pode-nos colocar diferentes problemas. Mas, nós somos uma equipa com uma identidade muito vincada e gostamos de subir no terreno para pressionar", analisou o treinador durante a antevisão da partida.

"Nos momentos em que estamos organizados, também somos uma equipa forte. Com as nossas armas, não é fácil criar situações de perigo junto da nossa baliza. Mas penso que o nosso grande desafio vai ser estar à altura daquilo que é a intensidade do jogo", admite o técnico, ao considerar que o "ritmo que existe numa I Liga acaba sempre por ser diferente do ritmo que existe numa II liga". 

"Esse é o nosso grande desafio. Se nós conseguirmos igualar o ritmo de jogo do Sporting, automaticamente levamos o jogo para uma dimensão onde depois entram obviamente a qualidade individual dos jogadores, que o Sporting também tem muita, mas nós também", garante.

Lembrando que este grupo "já fez história pela União de Leiria ao fazer a equipa regressar aos campeonatos nacionais", Vasco Botelho da Costa realça o facto da equipa estar nos quartos de final 21 anos depois. "Curiosamente a última vez que esteve nos quartos de final foi à final. Esperamos que seja um bom presságio."

Este é um jogo a eliminar, pelo que a equipa preparou todos os cenários que poderá encontrar no decorrer da partida. "É um jogo que pode não ter só 90 minutos nem 120. Faz parte do nosso trabalho prepararmos a equipa ao máximo para todos os momentos que possam acontecer no jogo. Pode haver ali uma ou outra nuance que faça mais sentido estar preparada em termos de timings, na forma como entramos ou como abordamos um determinado resultado num determinado período temporal. Mas, ao fim e ao cabo, são 11 contra 11, uma bola, um árbitro e vamos jogar.”

"Optimismo" e "ambição de vencer" são expressões vincadas pelo treinador leiriense, que acredita que a sua equipa poderá "dar uma boa resposta, conscientes do valor do adversário", que é "uma das equipas mais fortes em Portugal, se não a mais forte atualmente", que tem "um valor fantástico na equipa do Sporting, tanto a nível treinador, como a nível coletivo, como a nível individual".

Adivinhando-se uma casa cheia, onde o verde e branco poderá sobressair nas bancadas, Vasco Botelho da Costa acredita que os unionistas estarão ao lado da equipa da casa. "Não tenho a mínima dúvida que os leirienses vão estar do nosso lado. Não tenho a mais pequena dúvida que a grande maioria das pessoas desta cidade quer o sucesso da União de Leiria. Estamos muito gratos pela forma como eles nos apoiam diariamente. E vamos ao máximo tentar deixá-los felizes no final do jogo", promete.