AUTÁRQUICAS 2021

António Moniz e Dulce Encarnação concorrem pelo BE a Peniche

15 jun 2021 11:55

Afirmam que querem tirar concelho do "marasmo económico"

antonio-moniz-e-dulce-encarnacao-concorrem-pelo-be-a-peniche
António Moniz candidata-se a presidente da Câmara Municipal de Peniche
Bloco de Esquerda

António Moniz e Dulce Encarnação são os candidatos à Câmara Municipal de Peniche pelo Bloco de Esquerda (BE).

Moniz, que concorre à autarquia, em comunicado enviado à Redacção do JORNAL DE LEIRIA, adianta que se submete a sufrágio para que "exista uma voz independente das principais forças políticas no concelho" e que não se cansará de levar a voz dos que não têm acesso ao poder.

O candidato afirma que Peniche não consegue sair do seu "marasmo económico".

"O investimento e o aumento do emprego acontecem quando tivermos bons transportes públicos, boas infra-estruturas urbanas, um bom plano de desenvolvimento empresarial, uma estratégia de apoios sociais para melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos mais idosos, mais jovens, imigrantes, minorias étnicas, religiosas ou culturais, uma boa comunicação dos cidadãos com os órgãos autárquicos. Acontecem quando tivermos maior atenção ao ambiente, mais jardins e arborização, melhor preservação do património cultural. Acontecem quando os índices de saúde e educação melhorarem, e quando maior for a diversidade de actividades culturais."

Entre as medidas que pretende instituir, está um Orçamento Participativo regular, para que "Peniche possa ter realizações propostas pelos seus munícipes, e não apenas obra realizada pela Câmara e Juntas de Freguesia".

Dulce Encarnação

António Moniz é sociólogo e professor universitário na Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL) desde 1983, investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA). Tem sido convidado a colaborar com várias universidades estrangeiras no Canadá, Alemanha, Estados Unidos, França e Espanha. Foi fundador do Bloco de Esquerda, e tem participado como candidato a diversas eleições. Foi ainda cabeça de lista pelo Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Peniche nas eleições autárquicas de 2013. Actualmente é deputado na Assembleia Municipal de Peniche pelo GCEPP (2017-21). A sua área de investigação principal é a relação entre tecnologia e sociedade, em particular nas questões associadas ao emprego e ao trabalho. Foi coordenador científico de um estudo sobre o futuro do emprego nas pescas (MARHE) financiado pelo Ministério do Trabalho, que foi um dos primeiros projectos da ADEPE. É membro da Comissão Distrital do Bloco de Esquerda (distrito de Leiria) em representação do Núcleo Concelhio de Peniche.

A candidata do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Peniche, Dulce Encarnação (54 anos) é natural de Lisboa e residente em Peniche. Licenciada em Tradução pelo ISLA, Lisboa. Desenvolveu toda a sua actividade profissional como tradutora e revisora na área das Tecnologias de Informação, à excepção do período 2016-2019, onde trabalhou na ESIP em Peniche. Actualmente, é revisora de conteúdos Google.