Viver

António Bolota inaugura exposição Hipotenusas no Banco das Artes

1 mar 2023 11:30

Com curadoria de Rita Gaspar Vieira

antonio-bolota-inaugura-exposicao-hipotenusas-no-banco-das-artes
“O projecto redesenha o espaço do Project Room do BAG”, lê-se na nota de divulgação
DR

A exposição Hipotenusas de António Bolota é inaugurada esta sexta.feira, 3 de Março, no Banco das Artes Galeria (BAG), com início às 18 horas.

Segundo a nota divulgada pela Câmara de Leiria, “o projecto artístico de António Bolota redesenha o espaço do Project Room do BAG, propondo-o como um lugar especulativo de acção, de questionamento e de potência”.

“O peso, o volume, a densidade, a posição e a dimensão das obras do artista enfrentam a estrutura que as acolhe, operando nela por desafio”, escreve a curadora Rita Gaspar Vieira.

“É com recurso à geometria que António Bolota vê e toca o espaço, tornando-o lugar pelo combate da ortogonalidade. O lugar resulta da elevação e da soma das oponentes e, neste sentido, é como lado oposto que se configura desenho, encontro e construção geométrica triangular de vida, de arte e de fazer: de seguir vivendo...”, pode ler-se no mesmo texto.

António Bolota nasceu em Benguela, Angola, em 1962 e mudou-se para Portugal aos 15 anos. Actualmente vive e trabalha em Lisboa.

Formado em Engenharia Civil, área onde tem desenvolvido actividade profissional, estudou História da Arte e Estética e concluiu o Curso Avançado de Escultura no ArCo.

Fundou e ajudou a concretizar vários espaços expositivos independentes em Lisboa, como é o caso da Bartolomeu 5 (2003-2004), Avenida 211 (2004-2012) e espaço Ar Sólido (programação de António Bolota e Marco Pires entre 2013 e 2015).

A exposição no BAG tem curadoria de Rita Gaspar Vieira.