Sociedade

Antigo dispensário da Nazaré poderá receber serviço de toxicologia e alcoolismo

4 set 2022 08:30

Actualmente degradado, o edifício foi também usado pela Junta de Freguesia

antigo-dispensario-da-nazare-podera-receber-servico-de-toxicologia-e-alcoolismo
.
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

O edifício que no século passado serviu de dispensário para assistência a tuberculosos da Nazaré deverá ser reabilitado e convertido num serviço de consultas de toxicologia e de alcoolismo.

A informação foi avançada na última reunião da Câmara da Nazaré pela vereadora Regina Matos, que tinha o pelouro da Saúde no anterior mandato, em resposta ao vereador Edmundo Eustáquio (PSD), que lembrou o estado de “abandono e degradação” do espaço, incitando o executivo a pressionar o Ministério da Saúde para recuperar as instalações que são actualmente da sua tutela.

“É com constrangimento e tristeza que o PSD da Nazaré constata, à data, o abandono e degradação a que chegou o edifício, que fica no cimo da Avenida Vieira Guimarães”, declarou Edmundo Eustáquio.

O social-democrata recordou que o imóvel serviu de apoio à criação do Centro de Saúde da Nazaré, até que, em 1988, foi cedido pelo Ministério da Saúde para servir a Junta de Freguesia da Nazaré, que o usou até 2013. Em 2014, ainda funcionou no local a loja social, projecto da junta. Foi nesse momento que o ministério pretendeu recuperar o seu edifício, para nele criar uma extensão do Centro de Saúde da Nazaré, lembrou o social-democrata.

Contudo, nada foi feito neste imóvel e “existirão por ventura muitos projectos e entidades que poderiam voltar a dar dignidade” àquele espaço, considerou.

Mesmo não sendo propriedade da câmara, Edmundo Eustáquio entende que o município poderá tentar interceder sobre a tutela. Walter Chicharro respondeu que o executivo trabalha estas questões junto das entidades, alertando- as. O autarca acrescentou que quer a anterior directora-executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte quer o actual responsável visitaram o espaço para perceber que tipologia se pode ali aplicar.

Regina Matos lembrou que a câmara se mostrou, dentro do possível, disponível para celebrar um protocolo e criar sinergias conjuntas para a reabilitação do espaço, ainda que a Covid-19 tenha atrasado a concretização desse intento. Mas acredita que o actual director do ACES Oeste Norte mantém a vontade de avançar com consultas de toxicologia e alcoolismo no local.

DESTAQUE

Apesar de contactado pelo JORNAL DE LEIRIA, acerca do tipo de serviços equacionados para as antigas instalações do dispensário de assistência a tuberculosos da Nazaré, até ao fecho desta edição não foi possível obter resposta do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte. Em causa está um espaço inactivo, localizado no cimo da Avenida Vieira Guimarães.