Sociedade
Antiga escola da Carvoeira, em Ourém, vai ser albergue para peregrinos
Projecto vai permitir também requalificar um edifício, construído "há cerca de 80 anos" e que se encontra devoluto
O antigo edifício da escola do 1.º ciclo da Carvoeira, em Caxarias, Ourém, vai ser requalificado e transformado num albergue de apoio a peregrinos.
O primeiro passo foi dado na última reunião de câmara, com o executivo a aprovar a cedência do imóvel à Junta de Freguesia de Caxarias. De acordo com a deliberação camarária, o período de vigência do protocolo é de cinco anos, “sendo renovado automaticamente por iguais períodos de tempo”.
Sérgio Fernandes, presidente da Junta, adianta que a autarquia vai agora trabalhar no projecto, não havendo, para já, uma estimativa de custos.
Segundo o autarca, o objectivo é dar resposta a uma necessidade identificada na freguesia, “uma zona de passagem de peregrinos” que rumam ao Santuário de Fátima.
Por outro lado, o projecto permitirá requalificar um edifício “com história” e que ficou devoluto “há mais de 20 anos”, depois da construção da nova escola, entretanto, já demolida, tendo em seu lugar sido construído o edifício multiusos de Caxarias.
“Criar o albergue é também a oportunidade de recuperar um edifício ao qual muitas pessoas da freguesia têm ligação afectiva”, acrescenta Sérgio Fernandes.