Sociedade

Ansião removeu três toneladas de lixo das ruas e dos espaços verdes das freguesias

3 jun 2021 14:00

Acção contou com a participação de cerca de 90 voluntários

ansiao-removeu-tres-toneladas-de-lixo-das-ruas-e-dos-espacos-verdes-das-freguesias
Acção promoveu a sensibilização da população para a necessidade de cuidar do planeta
CM Ansião

Com o objectivo de preservar a natureza e defender o meio ambiente, o Município de Ansião, com o apoio do Conselho Municipal de Juventude, do Agrupamento de Escolas de Ansião e das Juntas de Freguesia, levou a cabo mais uma edição da iniciativa Limpar Ansião, nos dias 22 e 29 de Maio nas seis freguesias do concelho.

A iniciativa consistiu na recolha de resíduos indevidamente depositados no território.

Contou com a participação de cerca de 90 voluntários que se quiseram juntar a esta causa, incluindo a Academia de Bombeiros dos Bombeiros Voluntários de Ansião.

Vidro, plástico, metal, papel, monstros/monos e material indiferenciado totalizaram cerca de três toneladas de lixo removido de ruas e espaços verdes, além de um contentor de três metros cúbicos com pneus e fibras automóveis, destinados a tratamento especializado.

Segundo a autarquia, este valor traduz-se num decréscimo, relativamente a anos anteriores, de resíduos e lixo recolhidos.

Ansião pretendeu assim, com esta acção promover a sensibilização da população para a necessidade de cuidar do planeta e da terra onde vivemos, tornando-os mais limpos e mais saudáveis.

A Câmara Municipal de Ansião sublinha que os cidadãos não devem depositar lixo no meio da floresta ou na berma da estrada até porque o depósito de monstros na estação de transferência (ecocentro) do Camporês é gratuita, além de disponibiliza a todos os munícipes um serviço de recolha, por marcação, deste mesmo tipo de resíduos.