Viver

Ansião. Há mais uma sala no distrito para o cinema

25 dez 2025 11:00

Objetivo é ter pelo menos uma sessão por mês

ansiao-ha-mais-uma-sala-no-distrito-para-o-cinema
Para ver no fim-de-semana
DR

Entrada gratuita no próximo domingo, 28 de Dezembro, para descobrir Zootrópolis 2, filme com exibição pelas 16 horas no Centro Cultural de Ansião que marca o regresso do cinema ao concelho.

Após um interregno de 11 anos, segundo o presidente do município, citado pela agência Lusa, o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) permite estrear neste fim-de-semana um novo equipamento de visualização, digital, que representa um investimento de 150 mil euros.

O objectivo da Câmara de Ansião é ter programação regular de cinema, com pelo menos uma sessão por mês.

Recentemente, Marinha Grande (desde Maio de 2025 no Teatro Stephens), Bombarral (desde Março de 2025 no Teatro Eduardo Brazão) e Alvaiázere (desde Junho de 2024 na Casa Municipal da Cultura) retomaram a exibição de cinema. Outros concelhos da região que têm programação regular dedicada à sétima arte, embora nem todos no circuito de estreias, são Leiria, Pedrógão Grande, Pombal, Ourém, Nazaré, Caldas da Rainha e Alcobaça.

A capital de distrito, Leiria, conta com cinemas Cineplace e Cinema City e no Teatro Miguel Franco (propriedade do município) todas as semanas há tempo para cinema alternativo e de autor. Desde o último mês de Setembro, também o Teatro José Lúcio da Silva, igualmente de gestão municipal e outrora a grande sala de cinema de Leiria, voltou a oferecer uma programação regular.

Nuremberga, um drama de James Vanderbilt com Russell Crowe, Rami Malek, Leo Woodall e Michael Shannon, está agendado para domingo, 28 de Dezembro, com sessões às 15:30 e 21:30 horas.