Economia

ANJE distingue Rita Meneses como jovem empresária

7 dez 2017 00:00

"Nada disto seria possível sem o empenho e visão empreendedora da minha família", diz a jovem

anje-distingue-rita-meneses-como-jovem-empresaria-7777
Raquel de Sousa Silva

A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) atribuiu na semana passada os Prémios Jovem Empreendedor, este ano com uma novidade. Trata-se do galardão Jovem Empresário powered by Dinheiro Vivo, que distinguiu Rita Meneses, de 36 anos, pela sua liderança na Cabopol, empresa de Porto de Mós que integra o Grupo Mekkin.

A incorporação deste troféu “vem complementar a missão assumida pelos habituais galardões atribuídos” pela ANJE e visa “destacar uma figura entre os jovens gestores que estão a marcar positivamente a nossa economia pelos resultados obtidos, mas sobretudo pelo exemplo na liderança, inovação e coordenação de empresas no mercado”, aponta o presidente da associação.

Para Adelino Costa Matos, Rita Meneses “é o exemplo de uma líder com comprovadas competências de gestão, inovação, planeamento estratégico e visão empresarial” e “os contributos aportados ao mercado pela empresária na sua liderança” da Cabopol e da Biomind [marca de plásticos biodegradáveis que criou] “têm como base a relação de proximidade que estabelece, há mais de uma década, com a investigação e o desenvolvimento para trazer novas soluções na produção de compostos termoplásticos, reticuláveis e biodegradáveis”.

A Cabopol é uma das maiores empresas da Europa na produção de compostos termoplásticos utilizados na indústria automóvel, no sector hospitalar, no calçado e na construção, exportando cerca de 60% do que produz para 30 países.

Sobre a condecoração, Rita Meneses diz que “não pode ser vista de forma individual, pois foi fruto de muito trabalho” desenvolvido pelos pais, Artur Meneses e Filomena Meneses, ao qual ela e o irmão, Luís Meneses, deram continuidade. “Nada disto seria possível sem o empenho e visão empreendedora da minha família”, sustenta.

A ANJE atribuiu ainda o Prémio Jovem Empreendedor, que distingue um projecto ou empresa, e o Prémio Carreira, que distingue um percurso de excelência de um empresário de referência.