Sociedade

Animália está de regresso a Leiria. É este fim-de-semana

3 jun 2023 08:00

O certame funcionará no designado Parque do Avião, das 14:30 às 19 horas, este sábado, e das 10 às 18 horas, amanhã, domingo.

animalia-esta-de-regresso-a-leiria-e-este-fim-de-semana
Animais domésticos são os protagonistas da Animália
Ricardo Graça/Arquivo

A Animália, evento dedicado a animais de companhia, está de volta a Leiria. O certame realiza-se, este fim-de-semana, no designado Parque do avião (parque Tenente Coronel Jaime Filipe da Fonseca).

Promovido pela câmara, o evento conta com mostra de animais, espaço infantil, restauração e actividades como workshops, cãominhada, show canino e demonstrações cinotécnicas e de falcoaria. A Animália dispõe ainda de uma área expositiva dedicada a profissionais do sector, como clínicas veterinárias, petshops, petHotéis, treinadores, criadores e associações de protecção de animais.

A abertura oficial está marcada para as 14:30 horas deste sábado. Meia hora mais tarde, haverá uma demonstração cino-técnica pela PSP, seguindo-se um workshop sobre stress animal e adopção responsável. Pelas 17 horas, realiza-se um show canino, e às 17:45 uma demonstração de falcoaria. 

O programa de domingo contempla uma cãominhada, com início às 10 horas no recinto da Animália. Para as 11 horas, está agendada uma demonstração cino-técnica pela GNR, seguinda de um workshop sobre animais exóticos e a importância da alimentação no comportamento animal. À tarde, haverá um show e um desfile canino, a começar pelas 14:45 horas. O enceramento será às 18 horas.

Os visitantes são convidados a doar bens para os animais, que serão entregues à Associação dos Desprotegidos de Leiria e à Associação Zoófila de Leiria.

O certame funcionará das 14:30 às 19 horas, no sábado, e das 10 às 18 horas, no domingo, dia em que se realiza uma cãominhada.