Viver

André Barros tem novo álbum e é um hino às memórias felizes da infância

8 out 2021 11:50

Veja o videoclipe do tema Measures, lançado esta sexta-feira, o primeiro single do novo álbum de André Barros, com o título Vivid

andre-barros-tem-novo-album-e-e-um-hino-as-memorias-felizes-da-infancia
André Barros: “O que eu quis dizer é que me sinto vivo por dentro” e “desperto emocionalmente”
Carla de Sousa

No videoclipe de Measures, o primeiro single do novo álbum de André Barros, há fragmentos da infância em família, festas de aniversário e bigodes dos anos 80, espectáculos de teatro na escola e viagens à serra da Estrela com gorros e bonecos de neve, numa montagem de imagens com mais de três décadas retiradas do arquivo pessoal do compositor, que cresceu na Marinha Grande, de onde é natural.



Vivid, lançado esta sexta-feira, 8 de Outubro, pela Omnichord, é o primeiro longa duração de André Barros distribuído em vinil e tem edição limitada a 250 cópias, além da versão digital, já disponível, por exemplo, no Spotify.

Measures tem a colaboração de Pedro Marques, baterista dos First Breath After Coma. E de Tamila Kharambura, no violino.

O videoclipe é da autoria do realizador Carlos Barros, irmão de André Barros – os dois aparecem em crianças a partilhar instantes de cumplicidade e fraternidade.

“A ideia de Measures (medidas) é que podemos pensar nestes momentos como estando muito longe, ou podemos pensar na felicidade de tudo isto como sendo o que podemos ter hoje, com as pessoas daquele tempo, isto é, a proximidade destas vivências depende da medida que usamos (tempo vs emoção)”, explica André Barros ao JORNAL DE LEIRIA.

E completa: “É a imagem perfeita para aquilo que eu sinto que a música nos dá”.

Na descrição do álbum Vivid, é assumida a intenção de desencadear memórias e sentimentos de amor e nostalgia nos que o ouvem, de modo a que se sintam vivos e emocionalmente prontos para o que não controlam.

“O que eu quis dizer é que me sinto vivo por dentro” e “desperto emocionalmente”, salienta André Barros, que anteriormente editou Clairvoyance (2020), Reasons (2017), In Between (2016), Soundtracks Vol. I (2015) e Circustances (2013), além de originais para cinema, teatro, dança e publicidade, que o têm levado a colaborar com marcas como a LG, Stihl, Volvo, Renault, Prestige, Craft, DHL ou Dometic.

Vivid inclui, justamente, quatro temas retirados de bandas sonoras originais: Austism, Leda, Ismene Back on the Roof e Walk Talk Walk.

Leda (para o filme com o mesmo nome) venceu o prémio de best song used in film / tv / game nos Independent Music Awards em 2019.

No mesmo ano, Autism (do documentário Sisterly) foi nomeado para os Hollywood Music in Media Awards, em Los Angeles.

Os restantes seis temas, compostos nos últimos meses, são inéditos.

Piano, cordas e electrónica estabelecem uma linha de continuidade em relação a discos anteriores: melancolia, ecletismo, ambiente cinemático, melodias impressivas.

A fotografia de capa e o artwork de Vivid têm assinatura de Carla de Sousa.

Entre os músicos com que André Barros já colaborou, incluem-se Myrra Rós, Dinesh Subasinghe, Rodrigo Leão, Valter Lobo, Catarina Ortins Dias e First Breath After Coma.

O compositor da Marinha Grande venceu o prémio para melhor banda sonora no Los Angeles Independent Film Festival Awards em 2015, pelo trabalho na curta-metragem Our Father, de Linda Palmer.

Viu ainda o trabalho em bandas sonoras ser premiado no Oregon Documentary Film Festival (2017), Independent Shorts Awards (2019), Chautauqua International Film Festival (2019), Top Shorts Film Festival (2019), Queen Palm International Film Festival (2018 e 2019) e Southeastern International Film Festival (2019).