Viver

Ana Pagará reconduzida como directora do Mosteiro de Alcobaça

19 nov 2022 17:57

Licenciada em História, variante de História da Arte, Ana Pagará está à frente da direcção do monumento desde 2015.

ana-pagara-reconduzida-como-directora-do-mosteiro-de-alcobaca
Ana Pagará reconduzida no âmbito de um concurso público agora concluído
DR
Redacção/Agência Lusa

A actual directora do Mosteiro de Alcobaça, Ana Pagará, foi mais uma vez nomeada para o cargo, no âmbito do concurso público agora concluído, informou hoje a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC).

A nomeação de Ana Pagará resulta da abertura em 2020, de Concursos Públicos Internacionais para o preenchimento de cargos de direcção nos Museus, Monumentos e Palácios Nacionais, estando, segundo a DGPC, concluído o procedimento em relação ao Mosteiro de Alcobaça

A dirigente inicia o novo mandato no dia 1 de Dezembro de 2022, “dando continuidade às funções que tem vindo a exercer como directora do Mosteiro de Alcobaça desde 23 de Março de 2015”, refere um comunicado da DGPC.

Ana Pagará, tem 51 anos e é licenciada em História, variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1993).

É mestre em Recuperação do Património Arquitectónico e Paisagístico pela Universidade de Évora (1999) e doutoranda no ramo de Conservação do Património Arquitectónico na mesma universidade (1999/2005).

Exerce funções na Direcção-Geral do Património Cultural, como directora do Mosteiro de Alcobaça, desde 2015, tendo anteriormente exercido funções de técnica superior de História no Arquivo Municipal de Mafra, de chefe de Divisão da Promoção e Dinamização Cultural na Direção Regional de Cultura do Alentejo, e responsável técnico-científica pelo Gabinete do Património Histórico-Arquitectónico e Artístico de Mafra.

Em 2002, participou no programa de inventariação de património móvel no Museu de Évora e, antes, foi técnica superior de História no Gabinete Técnico Local da Câmara Municipal de Portel.