Sociedade

Ampliação da rede de saneamento de Ansião custa 4,6 milhões de euros

28 abr 2022 17:31

"Empreitadas vão-nos permitir executar neste concelho aproximadamente 40 quilómetros de novos colectores e condutas, cerca de 1.200 ramais domiciliários, seis estações elevatórias e vamos abranger um conjunto de cerca de 2.700 pessoas”

ampliacao-da-rede-de-saneamento-de-ansiao-custa-46-milhoes-de-euros
.
DR
Redacção/Agência Lusa

A empresa intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN) vai avançar com três empreitadas para a ampliar a rede de saneamento no concelho de Ansião, no distrito de Leiria, orçadas em 4,6 milhões de euros.

“Aquilo que estamos aqui hoje a apresentar é um conjunto significativo de investimentos, sobretudo na rede de águas residuais no concelho de Ansião”, disse hoje, na sessão de assinatura dos contratos das empreitadas, o presidente da APIN, João Miguel Henriques.

A primeira empreitada diz respeito à execução da rede de drenagem de águas residuais domésticas em Santiago da Guarda, uma obra que tem um preço contratual de cerca de 3,2 milhões.

Outra das obras é a execução da rede de drenagem de águas residuais domésticas em Alvorge, que tem o valor de cerca de um milhão de euros.

A terceira empreitada está orçamentada em cerca de 278 mil euros, para a execução da rede de drenagem de águas residuais domésticas. Trata-se de uma ligação de Chão de Couce à estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Vale de Tábuas.

“Estamos a falar de um conjunto de investimentos só para o concelho de Ansião, para esta área das águas residuais, que atinge um valor global de 4,6 milhões de euros”, frisou, João Miguel Henriques.

“Estas empreitadas vão-nos permitir executar neste concelho aproximadamente 40 quilómetros de novos colectores e condutas, cerca de 1.200 ramais domiciliários, seis estações elevatórias e vamos abranger um conjunto de cerca de 2.700 pessoas”, explicitou.

Na sessão foi dado ainda nota de que está também em curso um investimento de cerca de 400 mil euros em Ansião, em soluções de eficiência hídrica, que consiste na implementação de sistemas de medição, controlo e gestão nos sistemas de abastecimento de água.

“São projetos que vão melhorar a qualidade de vida das nossas populações, são projetos que os senhores presidentes de Junta de Freguesia de Santiago da Guarda, de Alvorge, e de Chão de Couce vêm com bons olhos a sua realização nos seus territórios”, disse o presidente da Câmara Municipal de Ansião, António Domingues.

“Dada a dimensão financeira dos mesmos [projectos], só uma empresa constituída numa agregação intermunicipal poderia realizar de uma só vez”, sublinhou.

As três empreitadas são cofinanciadas pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), estando prevista a sua conclusão até junho de 2023.

Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, são os municípios que integram a APIN, que é uma empresa de capitais públicos.