Economia

América Latina na mira do Grupo inCentea

30 set 2023 09:00

Grupo sediado em Leiria reforça presença em Espanha, que considera ser ponte para o "desafiante" mercado da América Latina

america-latina-na-mira-do-grupo-incentea
António Poças ambiciona tornar inCentea líder do mercado ibérico
Ricardo Graça/Arquivo

Fundada em Leiria, há mais de 35 anos, a inCentea é hoje um grupo de empresas de prestação de serviços profissionais nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação, Marketing e Inovação, Consultoria de Negócio, e Engenharia de Produto. Deu início ao seu processo de internacionalização em 2007, está presente em vários pontos do globo, mas presentemente está a reforçar a sua presença em Espanha, com a perspectiva de, através deste país, chegar ao “desafiante e diversificado mercado da América Latina”.

Em nota de imprensa, a inCentea recorda que num primeiro momento se internacionalizou para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, com a Primavera. Num segundo momento, com a Sage, foi para Espanha, França e Brasil. Actualmente pretende uma presença em Espanha muito mais forte, com os três parceiros principais: Cegid-Primavera, Sage e Microsoft.  

“Encaramos o mercado ibérico como o nosso mercado natural, onde queremos ser líderes”, sublinha  António Poças, CEO da inCentea. “Mas o Grupo decidiu ir mais  longe no país vizinho: reconhecendo a importância global das marcas Cegid e Microsoft, identificou uma oportunidade significativa  de se alinhar com estas potências  tecnológicas.”

Por um lado, permite “ampliar a sua presença no mercado espanhol, continuando como parceiro líder do mercado ibérico na marca Cegid”. Por outro, “abrir portas a posicionar-se para a possível entrada no desafiante e diversificado mercado da América Latina, constituindo Espanha uma ponte firme para chegar a uma região com um vasto potencial de crescimento”, salienta  em comunicado.

Em 2022, os mercados internacionais representaram 22% do volume de negócios do Grupo, situado nos 21 milhões de euros no ano passado. Em 2023, o negócio internacional deverá representar 25%. A inCentea está “atenta a novas oportunidades”, sendo que o próximo objectivo será ganhar escala nos oito países onde está presente: Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, França, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.