Saúde

Ambulância SIV chega finalmente a Alcobaça

16 mar 2021 11:08

Cerca de sete anos depois, Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira recebe veículo do INEM

ambulancia-siv-chega-finalmente-a-alcobaca
Centro Hospitalar de Leiria passa a ter ambulâncias de resposta diferenciada nos seus três hospitais
DR

Numa gestão e operação conjunta pelo Centro Hospitalar de Leiria e pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o Hospital Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), em Alcobaça, tem desde ontem recebeu ontem uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) em actividade, depois de cerca de sete anos à espera, como o JORNAL DE LEIRIA noticiou.

A nova viatura inciou a sua actividade no dia 15 de março, às 8 horas, no Serviço de Urgência Básica (SUB) do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, unidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), e visa melhorar a assistência pré-hospitalar a vítimas de acidente e doença súbita nesta região do país, refere uma nota do CHL.

"Hoje é um dia importante para o Hospital de Alcobaça, que inicia a actividade da ambulância de SIV, um objectivo há muito almejado para esta unidade. Agradecemos toda a colaboração e interacção do INEM para tornar este projecto uma realidade, que acrescenta uma valência ao hospital, e permite uma maior diferenciação na prestação de cuidados", destacou Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, citado na nota de imprensa.

O presidente do Conselho Directivo do INEM, Luís Meira, congratulou-se com esta nova actividade em parceria com o CHL, salientando que, a "ambulância SIV vem acrescentar um nível de cuidados de emergência pré-hospitalar mais diferenciado, permitindo que os doentes cheguem em melhores condições à unidade hospitalar".

"Esta viatura está também capacitada para efectuar transporte inter-hospitalar, se necessário", acrescentou no referido comunicado.

A tripulação da nova ambulância SIV resulta da partilha de recursos humanos entre o INEM e o CHL, com enfermeiros que também desempenham funções no SUB do HABLO, com formação em emergência pré-hospitalar.

Compete ao INEM a coordenação de utilização dos meios SIV e ao CHL a coordenação dos respectivos recursos humanos.

A empreitada de construção da base operacional de SIV teve um investimento de 13.500 euros, acrescido de IVA, realizado na totalidade pela Câmara Municipal de Alcobaça.

A base operacional de SIV, construída junto ao Serviço de Urgência do HABLO, inclui uma área para refeições e outra de trabalho, com zona de cadeirões para repouso dos profissionais e armários para arquivo de documentação, e uma instalação sanitária.

Com esta nova viatura, o CHL cumpre o objectivo de ter os meios de emergência pré-hospitalar, conjuntamente com o INEM, ficando o Hospital de Santo André, em Leiria, com uma unidade VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) e os hospitais de Pombal e de Alcobaça com unidades de SIV, a funcionar 24 horas por dia, todos os dias do ano.

As ambulâncias SIV do INEM têm como missão garantir cuidados de saúde diferenciados de suporte imediato de vida, nomeadamente manobras de reanimação, até estar disponível uma equipa com capacidade de prestação de Suporte Avançado de Vida (SAV).

Estão equipadas com um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos, e permitem ainda a transmissão de electrocardiogramas e sinais vitais, que possibilitam que o médico em serviço no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM possa aconselhar correctamente a equipa a encaminhar a vítima para a unidade hospitalar mais adequada.