Viver

Alunos retratam Holocausto em Pombal

4 fev 2016 00:00

O Dia Internacional de Comemoração em Memória das vítimas do Holocausto foi assinalado no dia 27 de Janeiro e à semelhança de anos anteriores, a Secundária de Pombal desenvolveu o projecto Comboio da Memória

(Fotografia: Elisabete Cruz)
(Fotografia: Elisabete Cruz)
(Fotografia: Elisabete Cruz)
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(Fotografia: Elisabete Cruz)
(Fotografia: Elisabete Cruz)
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(Fotografia: Elisabete Cruz)
(Fotografia: Elisabete Cruz)
(Fotografia: Elisabete Cruz)
(Fotografia: Elisabete Cruz)
(Fotografia: Elisabete Cruz)
(Fotografia: Elisabete Cruz)
(Fotografia: Elisabete Cruz)
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(Fotografia: Elisabete Cruz)
(Fotografia: Elisabete Cruz)
(Fotografia: Elisabete Cruz)
(Fotografia: Elisabete Cruz)
(Fotografia: Elisabete Cruz)
(Fotografia: Elisabete Cruz)
(Fotografia: Elisabete Cruz)
(Fotografia: Elisabete Cruz)

 A Escola Secundária de Pombal está diferente. Os alunos de Artes do 12.º ano puseram mãos à obra e surpreenderam os colegas ao darem cor a 19 lanços de escada do estabelecimento de ensino, com imagens que pretendem sensibilizar a comunidade escolar para a problemática dos refugiados, ao mesmo tempo que lembram as vítimas do Holocausto.

O Dia Internacional de Comemoração em Memória das vítimas do Holocausto foi assinalado no dia 27 de Janeiro e à semelhança de anos anteriores, a Secundária de Pombal desenvolveu o projecto Comboio da Memória.

Este ano foi lançado o desafio aos alunos do 12.º ano que responderam com o EnLaços – sensibilização para a Tolerância e Cidadania, concebendo uma série de trabalhos, que ficaram 'estendidos' nas escadas da escola e expostos no Celeiro do Marquês, em Pombal. Os trabalhos foram realizados em papel de cenário, que posteriormente foi cortado e aplicado nas escadas. “Já sabíamos que seria arte efémera.

Os alunos corresponderam muito bem. Foi uma turma que se manteve coesa ao nível de empenho e trabalho o que se espelhou nos trabalhos”, afirma Ana Seco, professora de Artes Visuais. Segundo a docente, o Comboio da Memória estendeu-se a um tema actual: os refugiados.

“Foi um pouco nesse âmbito que trabalhei com os alunos do 12.º ano, que fizeram os desenhos das escadas, e com os do 11.º ano, que também fizeram a exposição no museu.” Desde o início do primeiro período que foi ainda lançado aos alunos o desafio de fazerem um post it por dia, que depois foi colocado num painel em exposição no Celeiro do Marquês.

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