Sociedade

Alunos levam compras a colegas em isolamento

17 dez 2020 12:38

Pede&Recebe é uma iniciativa de estudantes do Politécnico de Leiria

alunos-levam-compras-a-colegas-em-isolamento

Um grupo de nove estudantes do Politécnico de Leiria acaba de lançar o projecto de voluntariado Pede&Recebe, através da compra e entrega de bens essenciais, para apoiar os colegas que estão em isolamento ou em quarentena, como medida de prevenção de um eventual contágio de Covid-19.

Matilde Tavares, aluna do último ano de Terapia Ocupacional, explica que a ideia surgiu de um projecto idêntico que tinha desenvolvido em Torres Novas, de onde é natural, no início da pandemia.

“Há colegas que têm de estar em isolamento e como estão cá sozinhos podem não ter quem lhes faça as compras. O nosso objectivo é ir ao supermercado ou à farmácia por eles.”

Com o apoio do Politécnico de Leiria, que lhes cedeu um plafond, os estudantes que estão em isolamento e que pretendam fazer um pedido devem preencher um breve formulário.

De seguida, um voluntário da equipa entra em contacto, pedindo a lista de compras, que depois de efectuadas serão entregues na casa de quem solicitou o apoio.

“Antes de receberem as compras terão de fazer uma transferência por MBWay, por exemplo, ou pagar no acto da entrega”, refere Matilde Tavares.

Os estudantes vão reunir, entretanto, com o responsável da Ubike para que possam utilizar as bicicletas do Politécnico de Leiria para fazer as entregas.

Apesar de ter nascido há pouco mais de duas semanas, os estudantes querem colocar o projecto ao serviço da comunidade. “Percebemos que muitos alunos que têm de estar em confinamento acabam por ir para as suas casas. Acreditamos que este serviço voluntário seria uma mais-valia para a comunidade e o Politécnico de Leiria já nos demonstrou também aqui o seu apoio”, revela a jovem.

O grupo de estudantes está organizado em sub-equipas, sendo estas da comunicação, do contact person e das entregas. Matilde Tavares adianta que os jovens se conheceram através da Pastoral do Ensino Superior e preparavam- se para avançar com um projecto voluntário, que acabou por não se concretizar por causa da pandemia.

“Aproveitámos o facto de estarmos juntos para realizar este projecto.”

Além de Matilde Tavares, fazem parte do projecto Bernardo Pereira (Engenharia Biomecânica), Diogo Farto (Engenharia Mecânica), Duarte Joaquim, (Engenharia Automóvel), João Adão e Manuela Oliveira (Engenharia Informática), Joana Alves e Susana Santa Rita (Enfermagem) e Sara Chaves (Terapia Ocupacional).