Sociedade

Alunos estrangeiros mais do que duplicaram em Leiria nos últimos três anos

18 mar 2022 09:40

Para fazer face ao aumento “exponencial” de alunos na cidade, o município vai construir uma nova escola em São Romão. Brasileiros representam 70% dos estudantes estrangeiros.

alunos-estrangeiros-mais-do-que-duplicaram-em-leiria-nos-ultimos-tres-anos
Maria Anabela Silva com Elisabete Cruz

Nos últimos três anos, o número de alunos estrangeiros a frequentar a escolaridade obrigatória no concelho de Leiria mais do que duplicou. No ano lectivo de 2018/2019 havia 530 crianças e jovens oriundos de outros países nas escolas da área do município. Em Setembro último eram já 1.318, número que, entretanto, aumentou, com a entrada de mais algumas dezenas de alunos, sobretudo, provenientes do Brasil, onde o calendário escolar termina em Dezembro.

“Todas as semanas entram alunos novos nas nossas escolas vindos de fora. E há alturas em que isso acontece quase todos os dias”. A constatação é de Jorge Brites, director do Agrupamento de Escolas (AE) de Marrazes, que é o território educativo do concelho com maior número de estudantes estrangeiros dentro da escolaridade obrigatória. Só neste agrupamento, havia, no início do lectivo em curso, 300 alunos provenientes de outros países, o que representa 23% do total de imigrantes que frequentam as escolas do concelho, do pré-escolar ao ensino secundário, inclusive.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ