Sociedade

Alunos e Assembleia Municipal de Ourém premiados

16 out 2022 10:31

Prémios atribuídos pela Associação Nacional de Assembleias Municipais visam distinguir boas práticas na aproximação entre eleitos e eleitores.

alunos-e-assembleia-municipal-de-ourem-premiados
Projecto "Eu no mundo - AMOURÉM", desenvolvido por alunos da Escola Básica e Secundária de Ourém, entre os premiados
DR

A edição deste ano dos Prémios ANAM, promovidos pela Associação Nacional de Assembleias Municipais, voltou a premiar Ourém, desta vez, em dose dupla.

Além da Assembleia Municipal de Ourém (AMO), novamente distinguida pelas "boas práticas" que tem vindo a implementar, foi também reconhecido mérito ao projecto "Eu no mundo - AMOURÉM", desenvolvido por alunos da Escola Básica e Secundária de Ourém (EBSO).

No caso da AMO, o louvor atribuído visa reconhecer as medidas adoptadas por este organismo, presidido por João Moura, com o objectivo de "aproximar os eleitos dos eleitores e fomentar uma democracia participada". Entre as medidas, está a criação de uma aplicação, de um site e a promoção e dinamização das suas actividades através de redes sociais.

O projecto "Eu no mundo - AMOURÉM" venceu na categoria "Prémios trabalhos de âmbito escolar", que destacou o trabalho desenvolvido por um grupo de alunos do 8º ano da EBSO no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Esse projecto resultou de uma parceira entre a AMO e o agrupamento de escolas e pôs em contacto estudantes de Ourém e jovens de quatro cidades estrangeiras geminadas ou com acordo de cooperação com este município (Le Plessis Trévise, em França; Altötting, na Alemanha; Czestochowa, na Polónia e Ourém, no Brasi).

O objectivo desse intercâmbio é "levar os alunos a perceberem importantes aspectos como as diferenças culturais, os diferentes modos de vida, os diferentes tipos de clima e relevo, entre outros", explica uma nota da ANAM.