Sociedade

Alunos do Instituto Educativo do Juncal foram apanhar lixo à praia

28 jan 2023 10:32

Decorreram várias actividades na Semana do Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental

alunos-do-instituto-educativo-do-juncal-foram-apanhar-lixo-a-praia
Alunos recolheram lixo devolvido pelo mar
DR

O Instituto Educativo do Juncal (IEJ) dedicou mais uma semana ao Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental, com a realização de várias actividades, entre os dias 16 a 20 de Janeiro, entre as quais o plogging na praia para remoção de lixo devolvido pelo mar, com vista à realização de uma exposição na escola sobre a tipologias de lixo e sua resistência à decomposição.

Realizaram-se ainda visitas à ETAR do Juncal e passeios para melhor conhecimento da floresta e da biodiversidade envolvente da escola.

Ao longo da semana decorreram palestras sobre Alterações Climáticas, o impacto na sustentabilidade e educação para o risco, sob orientação de Mário Talaia, do Departamento de Física da Universidade de Aveiro e A importância da química no tratamento de águas poluídas, abordada por Artur Valente, do Departamento de Química da FCTUC, informa uma nota de imprensa.

 Daniel Abegão apresentou um centro inovador da região, o CFERLABS - centre for food education and research, e o mentor do movimento One Piece afther Another, também esteve no IEF com o objectivo de sensibilizar os alunos mais novos para a redução, reutilização e triagem do lixo para reciclagem e para a participação em campanhas de limpeza da floresta e da praia, promovidas por este movimento ambientalista.

Algumas turmas realizaram ainda aulas de Educação Física ao ar livre no Parque Verde do Juncal, enquanto outras foram convidadas a visitar a SECIL-CIBRA Maceira, uma empresa cimenteira "com fortes preocupações ambientais".

No átrio da escola esteve patente um spot expositivo e um jogo interactivo sobre os 17 Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, de modo a dar a conhecer à comunidade educativa estas metas para 2030, lançadas pelas Nações Unidas.

No jardim da escola estiveram em exposição fornos solares realizados pelos alunos, onde cozinharam pequenos bolos e pizas. "Contámos ainda com alguns alunos para brigadas de limpeza na escola e participação em oficinas de reciclagem de papel", lê-se na mesma nota.