Sociedade

Alunos do Colégio Senhor dos Milagres plantam 250 árvores

1 mar 2016 00:00

A acção decorre na mata adjacente à Rua do Moinho de Vento

alunos-do-colegio-senhor-dos-milagres-plantam-250-arvores-3249

Os alunos do Colégio Senhor dos Milagres, em Leiria, vão plantar 250 árvores, que foram doadas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), esta quarta-feira, dia 9. 

A acção de reflorestação, realizada por alunos, pais, famílias e professores, decorre na mata adjacente à Rua do Moinho de Vento, em Milagres, em estreita articulação com a Junta de Freguesia de Milagres, que preparou o terreno para a plantação, e o Centro Ambiental de Leiria que facultou o apoio logístico necessário.

Num comunicado, o colégio refere que a Educação para o Ambiente e Sustentabilidade assume-se como uma das principais áreas de intervenção da ação educativa desenvolvida nesta escola. 

No âmbito do Programa Eco-Escolas, “o colégio está a desenvolver o projecto Juntos pela Floresta, que se consubstancia na realização de actividades de preservação e valorização da floresta, nomeadamente através da limpeza e reflorestação de zonas florestais, e que conta com vários parceiros institucionais, entre os quais a Quercus, o Instituto Politécnico de Leiria e o ICNF”. 

Este projecto prevê ainda acções de limpeza de matas, a dinamização de sessões informativas sobre as florestas em Portugal e a problemática do nemátodo do pinheiro, a realização de um concurso de contos e ilustrações (alargado às escolas do 1.º ciclo e jardim de infância envolventes), medições de indicadores de biodiversidade da floresta e ainda a elaboração de um guia de valorização florestal.