Viver

Alunos do 1.º ciclo vão à descoberta da cultura de Leiria

20 jan 2016 00:00

Autarquia lança À descoberta de Leiria

A Câmara de Leiria anunciou hoje que lançou, pelo segundo ano consecutivo, o roteiro À descoberta de Leiria, destinado aos alunos do 3.º ano das escolas do 1.º ciclo do concelho. 

Em comunicado, a autarquia informa que a iniciativa pretende “dar a conhecer os espaços culturais de referência na cidade, através de visitas guiadas e actividades pedagógicas interactivas que possibilitem aos participantes um contacto mais concreto com a história e o património”. 

O projecto prevê que os 613 alunos envolvidos possam “conhecer factos e locais históricos de Leiria”, como forma de “despertar da consciência cívica para a preservação do património cultural e da promoção da identidade local”. 

Segundo a nota do município, a iniciativa não se esgota nas visitas, “estando ancorado em guiões que servem de base de trabalho nas escolas antes e depois da realização do roteiro”. O programa permite a escolha de um de dois circuitos, o primeiro com visitas ao Museu de Leiria, Moinho do Papel e Museu Escolar de Marrazes, e o segundo ao m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento -, Castelo de Leiria, Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira e Museu Escolar de Marrazes.

No início do roteiro é entregue um passaporte cultural aos alunos, a carimbar em cada um dos locais visitados. Após o seu preenchimento recebem dois bilhetes para adultos, que permitirão uma visita posterior em família a um dos espaços culturais do município, revela ainda a autarquia.

No final do programa, no Museu Escolar dos Marrazes, os alunos são desafiados a responderem a um questionário que avalia os conhecimentos adquiridos, sendo recriado o ambiente de uma sala de aula durante o Estado Novo.

A Câmara de Leiria também anunciou os 17 dias em que o município vai permitir a entrada gratuita nos principais espaços culturais do concelho sob a sua gestão, associando-se a um conjunto de datas comemorativas nacionais e internacionais relacionadas com o Património e o Turismo .

Ao longo do ano será possível visitar o Agromuseu Municipal D. Julinha, o Moinho do Papel, o m|i|mo ou o Museu de Leiria sem pagar bilhete de entrada.

Clique no canto superior esquerdo da foto para descarregar o ficheiro com a informação dos dias gratuitos.