Sociedade

Alunos de saúde apoiam compra de material para o hospital de Leiria

19 abr 2021 11:15

Responsáveis pela praxe da ESSLei desafiaram os alunos de todos os cursos da escola de saúde a contribuírem com um valor monetário

alunos-de-saude-apoiam-compra-de-material-para-o-hospital-de-leiria
Apoio ajuda a comprar equipamentos de protecção individual
Ricardo Graça/Arquivo

O grupo responsável pela praxe da Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei) do Politécnico de Leiria recolheu 620 euros para apoiar o Hospital de Santo André. O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, Licínio de Carvalho, revela que o valor será investido na aquisição de equipamento de protecção individual dos profissionais de saúde.

“É de louvar a iniciativa destes estudantes, que demonstra a sua consciência social relativamente à comunidade onde estudam e onde estão inseridos, e mostra a sua solidariedade para com os profissionais do CHL”, adiantou Licínio de Carvalho.

Segundo referiu, "a preocupação destes estudantes que os impeliu a contribuir desta forma revela visão, proximidade e humanismo, que devem ser características de quem almeja ser profissional na área da saúde”.

Os responsáveis pela praxe da ESSLei desafiaram os alunos de todos os cursos da escola de saúde a contribuírem com um valor monetário, cujo montante seria revertido na aquisição de bens indicados pelo Centro Hospitalar de Leiria, que reúne os hospitais Santo André, em Leiria, Distrital de Pombal e Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça.

“Percebemos que muitas vezes as praxes não têm a melhor reputação, devido ao comportamento de alguns estudantes. O nosso grupo entende que a praxe deve servir para formar os nossos estudantes, tornando-os melhores pessoas e com os melhores valores”,explicou Bernardo Ribeiro, um dos impulsionadores da ideia.

Bernardo Ribeiro acrescentou que “estas acções solidárias deveriam ser feitas mais vezes”.

O estudante revelou ainda que “houve um curso inteiro que se uniu e deu um valor total, o que demonstra o espírito de união, que também se pretende ter nestas iniciativas”.

Bernardo Ribeiro frisou a importância de realçar a “união”, num momento em que os estudantes não estão juntos devido à pandemia da Covid-19.

A escolha do hospital de Leiria como beneficiário da acção é simples: “Como escola de saúde, queremos dar o exemplo e ajudar aqueles que serão os nossos futuros colegas. Fazemos hoje por eles o que gostaremos que façam um dia mais tarde por nós”.

Recordando os aplausos à janela dos cidadãos, como forma de “homenagear os profissionais de saúde”, Bernardo Ribeiro adiantou que “mais importante do que bater palmas à janela é ter um papel ativo a contribuir”.