Sociedade

Alunos de Leiria vencem concurso com vídeo intitulado “Canção do desconfinamento”

8 jul 2020 13:00

Eurico Will André e Vinicius Manso são alunos da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira e produziram vídeo com música com mensagem sobre como (con)viver com o novo coronavírus.

alunos-de-leiria-vencem-concurso-com-video-intitulado-cancao-do-desconfinamento

Alunos da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, em Leiria, Eurico Will André e Vinicius Manso venceram a primeira etapa do concurso de vídeo abcovid.pt, promovido pela farmacêutica Hovione, com o objectivo de divulgar mensagens que ajudem a viver protegido do vírus SARS-Covid-19.

Os jovens concorreram com um vídeo intitulado Canção do desconfinamento, LongedeCasa, que pode ser visto aqui:

O vídeo de Eurico André (identificado na candidatura como o líder do grupo e, por isso, o único que é referido no comunicado que divulga os resultados) e de Vinicius Manso está já apurado para a final do concurso, a realizar em Agosto.

“Neste vídeo decidimos fazer uma música para que as pessoas se possam consciencializar e saber como viver durante este tempo que temos de voltar às nossas actividades normais juntamente com o coronavírus, para proteger nossas vidas e dos nas pessoas ao nosso redor”, explicam os jovens. 

Lara Machado, também da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, viu o seu vídeo ser distinguido com uma menção honrosa.

O júri nacional do prémio integra os investigadores Alexandre Quintanilha, do I3S, Pedro Simas, do IMM, e Mafalda Paiva, da Hovione. Lourenço Copeto, instagramer, e Sofia Barbosa, youtuber, completam o painel de jurados.

Dirigido exclusivamente dirigido a estudantes do ensino secundário e básico, entre os dez e os 20 anos, concurso abcovid.pt elege semanalmente os dez melhores vídeos de um minuto com conselhos sobre como viver com o vírus.

Todas as semanas é atribuído um prémio de 350 euros para os autores do melhor vídeo. O vencedor da final, anunciado em Setembro, receberá 3.500 euros, havendo ainda prémios pecuniários para o segundo e terceiro classificados, de 1.500 e 1.000 euros.

Em comunicado, a Hovione explica que o concurso “visa ajudar a criar uma dinâmica informativa que permita aos alunos, professores e auxiliares viverem este período com mais e melhor informação sobre os comportamentos a adoptar para evitar riscos e reduzir a propagação do vírus”. Naquela nota é ainda sublinhado o facto de a equipa que gere o projecto ser composta exclusivamente por estagiários da Hovione.