Sociedade

Alunos de Alcobaça recebidos hoje na Assembleia da República para sensibilizar sobre ambiente

14 jun 2022 10:52

Mais de 30 jovens participam na conferência nacional coordenada pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental

alunos-de-alcobaca-recebidos-hoje-na-assembleia-da-republica-para-sensibilizar-sobre-ambiente
.
DR

São 32 os alunos que estão a participar na Conferência Nacional de Jovens, em Lisboa, em representação dos 7.500 estudantes, dos 13 aos 16 anos, naturais de Alcobaça, Maia, Aveiro, Sever do Vouga, Benavente, Santarém, Ferreira do Zêzere, Amadora e Silves, que integram o projecto europeu Vamos Cuidar do Planeta!.

Depois de terem ontem encontro marcado no Instituto Superior de Agronomia, onde apresentaram de projectos que abordam problemáticas ambientais, depois de terem participado também em oficinas de Educomunicação e de como Pensar Glocalmente, e  de terem ainda redigido, em conjunto, uma carta de corresponsabilização e manifesto político A voz dos jovens como parte da solução, os alunos serão hoje recebidos na Assembleia da República, onde darão conhecimento a representantes dos diferentes partidos políticos daquelas que são as suas preocupações e ambições ambientais quanto ao País e mundo.

A iniciativa é coordenada pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA).

“Este projecto assenta em princípios e objectivos definidos nas estratégias nacionais de educação ambiental e de educação para a cidadania, visando a formação humanística dos alunos, trazendo-os para o espaço público e político. É, na verdade, mais do que um projecto educativo. É, sim, um compromisso para com os valores de responsabilidade individual e um compromisso colectivo para com o nosso planeta”, declara o presidente da ASPEA, Joaquim Ramos Pinto.

O presidente desta organização não-governamental de ambiente espera poder “ver contempladas algumas das propostas dos jovens em iniciativas parlamentares, como forma de reconhecer o papel dos jovens nos processos de decisão”.