Sociedade

Aluno da ESALV morre em estância de esqui na Serra de Béjar (ACTUALIZADA)

22 fev 2017 00:00

Renato Cardoso tinha 15 anos.

aluno-da-esalv-morre-em-estancia-de-esqui-na-serra-de-bejar-actualizada-5970

Um aluno da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV), em Leiria, de 15 anos, morreu esta manhã na estância de esqui Sierra de Béjar-La Covatilla, em Salamanca, Espanha.

Pedro Biscaia, director da escola explica que foi “surpreendido a meio da manhã com o telefonema dos colegas de Educação Física” que acompanhavam o grupo de estudantes nesta actividade, a informar que o jovem tinha falecido.  

Segundo explicou o docente, o aluno terá sido vítima “aparentemente, e friso, aparentemente, de um aneurisma”.  

“Não houve qualquer queda ou acidente”, acrescentou.  

Pedro Biscaia explicou que os jovens estavam integrados na Snow Trip, uma actividade que se realiza todos os anos e que tem contado com a participação da ESALV. Nesta iniciativa, os alunos participam em regime voluntário, pagando as aulas de iniciação ao esqui e são acompanhados pelos professores de educação física.  

O grupo de estudantes iria ficar até sexta-feira, mas tendo em conta este acontecimento “já estão de regresso com alguns professores”.  

Os pais do aluno já se deslocaram a Espanha, onde ficaram dois professores para os acompanhar.  

A ESALV também já informou o Ministério da Educação e o Consulado e accionou o seguro.

Fonte da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas referiu à Lusa que o rapaz "deverá ser submetido a exames médicos e legais na quinta-feira".

"É assim previsível, mas não seguro, que o corpo possa ser libertado na sexta-feira", para posterior trasladação para Portugal, explicou a fonte.

O caso foi avançado pelo jornal Correio da Manhã, que citou o presidente da Câmara de Béjar, Alejo Riñones, e o jornal local Salamanca24.

O jornal espanhol adiantou que o rapaz sentiu "fortes dores de cabeça" quando estava nas pistas (numa zona para esquiadores iniciados) e que foi assistido na clínica da estância de esqui.

"Rapidamente se deram conta que era algo grave, porque sofreu várias paragens cardio-respiratórias pouco depois", indicou o presidente da Câmara de Béjar citado pelo Salamanca24.

O autarca de Béjar Alejo Riñones lamentou "profundamente" a morte do rapaz português e enviou os pêsames para a família.

A fonte oficial da secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas considerou, no entanto, que ainda é "prematuro" adiantar a causa da morte do rapaz, uma vez que "em princípio, a autópsia apenas será feita na quinta-feira".