Sociedade

Aluna da ESAD.CR cria produtos que incentivam o brincar ao ar livre

26 jan 2020 09:33

Tese de mestrado desenvolveu três ferramentas para serem usadas pelas crianças na natureza.

aluna-da-esadcr-cria-produtos-que-incentivam-o-brincar-ao-ar-livre
Projectos querem colocar crianças a brincar mais ao ar livre
DR

Natura - ferramentas que promovem o brincar na natureza foi o tema do projecto de tese de mestrado em Design de Produto de Maria Bártolo Coutinho, aluna da Escola Superior de Arte e Design, de Caldas da Rainha, do Politécnico de Leiria.

A jovem de 25 anos concebeu três projectos diferentes, que incentivam as crianças a “partir à descoberta”, a “sujar as mãos” e a apelar à “capacidade inata de construção das crianças”.

“Todos os projectos pretendem ser um veículo de aproximação ao exterior e têm como elemento comum a utilização de componentes adquiridas na rua, através de um contacto próximo com a natureza. Desta forma, as crianças são incentivadas a partir à descoberta, estimulando a autonomia, desenvolvendo a capacidade de superação e aprendendo mais sobre o meio ambiente, através dos seus diferentes elementos”, explica Maria Bártolo Coutinho.

Segundo a estudante, “este trabalho, mais do que desenhar brinquedos enquanto objectos, tem como objectivo desenvolver ferramentas que incentivem brincadeiras no espaço exterior, com um determinado grau de liberdade, permitindo estimular a criatividade das crianças”.

Com uma infância e adolescência passadas nos escuteiros, o projecto é o “reflexo” das suas vivências com a natureza e em grupo. Constatando que ao longo dos tempos as crianças se têm vindo a afastar da natureza, Mari

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ