Sociedade

Alqueidão da Serra garante 6,4 ME para tornar floresta mais resiliente

8 abr 2024 08:00

Estão previstos apoios aos proprietários para investimento na reflorestação, limpeza e manutenção de terrenos e pagamento pelo “serviço de ecossistema” que prestam

alqueidao-da-serra-garante-64-me-para-tornar-floresta-mais-resiliente
Operação Integrada de Gestão da Paisagem abrange 2.210 hectares, com intervenções em toda a freguesia
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Tornar a freguesia num território “mais resiliente ao fogo” é o grande objectivo do projecto de transformação da floresta que está em curso em Alqueidão da Serra, no concelho de Porto de Mós. Iniciado há cerca de três anos, o processo acaba de dar um passo importante com a aprovação da Operação Integrada de Gestão da Paisagem (OIGP), que garante um financiamento na ordem dos 6,4 milhões de euros a executar ao longo de 20 anos, montante que contempla apoios aos proprietários para investimento e pagamento pelo “serviço de ecossistema” que prestam.

Miguel Santos, técnico responsável pela Área de Gestão Integrada da Paisagem de Alqueidão da Serra, explica que o financiamento será executado em duas fases. Uma primeira, para as intervenções iniciais, que incluem limpezas, plantações e reactivação de povoamentos florestais ao abandono, a executar nos próximos dois anos e que totaliza 2,6 milhões de euros.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ