Sociedade

Alerta de popular levou GNR a travar descarga de efluentes em Leiria

14 mar 2023 17:49

Denúncia permitiu identificar exploração pecuária na freguesia de Ortigosa

alerta-de-popular-levou-gnr-a-travar-descarga-de-efluentes-em-leiria
Descarga aconteceu dia 9 de Março
Ricardo Graça/Arquivo

A denúncia de um popular levou os militares da GNR a travar uma descarga ilegal de efluentes pecuários e a identificar a exploração em causa, na freguesia de Ortigosa, no concelho de Leiria, anunciou hoje aquela força policial.

O Comando Territorial da GNR de Leiria, através do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Leiria, detectou uma descarga ilegal de efluentes pecuários, no dia 9 de Março, refere uma nota de imprensa enviada hoje.

A mesma nota adianta ainda que, no decurso da denúncia de um popular, os elementos do NPA confirmarem uma descarga de efluentes pecuários para o solo sem qualquer tipo de tratamento de depuração.

Esta descarga seria "proveniente de uma exploração pecuária" e estava a ser efectuada "com recurso a uma bomba submersível, introduzida no interior da fossa estanque de recepção de efluentes dos núcleos de produção".

"Devido à pronta intervenção desta guarda, os efluentes descarregados não atingiram as linhas de água adjacentes, uma vez que aquando da chegada ao local foi cessada a infracção, tendo sido desconectada a energia da bomba submersível", lê-se no comunicado.

Desta acção resultou a identificação da exploração pecuária, tendo sido elaborado um auto contraordenacional, remetido à Agência Portuguesa do Ambiente, punível com uma coima no valor máximo de 144 mil euros.

"A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a protecção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infracções ou esclarecimento de dúvidas", alerta ainda a nota.