Viver
Alcobaça recebe Gabriel O Pensador e The Gift na Feira de São Bernardo
Mariza, Dillaz e Fernando Daniel também dão concertos nas festas do concelho

O ano é 1997 e em ambos os lados do Atlântico os versos tomam de assalto as rádios e leitores de música: “2 3 4 5 Meia 7 8, tá na hora de molhar o biscoito, eu tô no osso mas eu não me canso, tá na hora de afogar o ganso”. Gabriel o Pensador tinha 23 anos e três albuns gravados, com polémicas pelo meio, incluindo a canção “Tô Feliz (Matei o Presidente)” sobre Fernando Collor de Mello, alvo de censura, à época, pelo governo do Brasil. O músico natural do Rio de Janeiro actua na sexta-feira em Alcobaça (22 horas, frente ao mosteiro) e é o destaque do cartaz de concertos da edição de 2025 da Feira de São Bernardo, que até domingo, 24 de Agosto, festeja o santo padroeiro de Alcobaça e figura da Ordem de Cister, São Bernardo de Claraval.
Hoje, 20 de Agosto, primeiro dia da Feira de São Bernardo, é o concerto de Mariza que está em destaque (início às 22 horas).
Outros artistas já anunciados pelo município para as festas do concelho, com concertos a acontecer também no Palco Rossio, à mesma hora, são Dillaz (quinta-feira), Fernando Daniel (sábado) e, a jogar em casa, The Gift, num espectáculo (domingo) ainda incluído na celebração dos 30 anos de carreira da banda (efeméride assinalada a 28 de Outubro de 2024) que vai contar com participações especiais ligadas ao álbum Coral e ao projecto Hoje (que lançou o disco Amália Hoje e mais recentemente o single “Barco Negro”).
Depois de editarem em 2022 o mais recente longa duração, os Gift esgotaram várias salas pelo país e tocaram também em Espanha. Seguiram-se, mais recentemente, vários espectáculos no formato Coral Histórico, que tem por cenário castelos e monumentos.
Com entrada livre, a Feira de São Bernardo está instalada no centro da cidade.
No Palco Cova da Onça, vão actuar bandas, orquestras e filarmónicas do concelho.
Da programação da Feira de São Bernardo constam também as tasquinhas dinamizadas pelas colectividades de várias freguesias e a mostra de actividades económicas e artesanato, com destaque para a cerâmica, a cutelaria e o sector agroalimentar.
No certame não faltam os tradicionais divertimentos (carrosséis e outros) e o calendário desportivo inclui um circuito de ciclismo, uma prova de perícia automóvel, um convívio de “vespas” e a 24ª edição do evento Alcobaça Equestre.