Sociedade

Alcobaça limpa margens do Rio Alcoa

26 dez 2023 14:44

Município pretende contribuir para a manutenção da biodiversidade

alcobaca-limpa-margens-do-rio-alcoa
Trabalhos decorrem no centro da cidade
CMA

Estão em curso os trabalhos de limpeza e conservação das margens do Rio Alcoa, na cidade de Alcobaça, informou Hermínio Rodrigues, através da página de Facebook do município.

"A zona da Levadinha, no bairro do Lameirão, foi já intervencionada, assim como o curso entre o Lameirão e o Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel". Os trabalhos prosseguem depois no Parque Verde, no troço entre o Lameirão e o Museu do Vinho de Alcobaça, especifica o presidente.

"A Reabilitação da Rede Hidrográfica do Alcoa e Baça visa a requalificação das margens e a protecção dos frágeis ecossistemas destas zonas ribeirinhas. Pretende-se contribuir para a manutenção da biodiversidade e integridade ecológica através de intervenções de limpeza do leito, desinfestação de canaviais e silvados, conservação das margens com técnicas de engenharia natural, estabelecimento de galerias ripícolas e recuperação de muros marginais, levadas e comportas", salienta o autarca.

"Os cursos naturais de água do concelho são um importante património ambiental e a sua valorização é estratégica para as novas dinâmicas territoriais que a câmara municipal pretende criar", remata Hermínio Rodrigues.