Sociedade

Alcobaça concorre à Rede de Cidades Criativas da UNESCO

4 mai 2021 11:48

Concelho quer conquistar organismo mundial através da gastronomia, aliada à tradição e desenvolvimento

alcobaca-concorre-a-rede-de-cidades-criativas-da-unesco

Alcobaça está a preparar uma candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO no âmbito da Gastronomia, com o intuito de a submeter a apreciação em Junho.

Através da gastronomia, o município pretende destacar o património e o potencial agro-alimentar local.

A candidatura é "centrada na cidadania e promovendo uma visão sustentável de cidade".

Em comunicado, a autarquia revela que "pretende revelar, estimular e celebrar a criatividade na vida do concelho, expressa na investigação agrícola, na inovação industrial e na educação inclusiva, sem esquecer a originalidade dos produtos e iguarias confecionadas e consumidas na região".

O presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, sublinha que “em Alcobaça tem vindo a afirmar-se um conjunto de actividades relacionadas com a investigação, a produção e transformação de produtos alimentares que se tornaram referência regional e nacional. Inspiradas na valorização dos produtos endógenos e na procura da integração da herança dos saberes e práticas da tradição popular, as instituições e empresas do concelho ligadas à gastronomia criaram um verdadeiro domínio criativo que por sua vez serviu de motor para um importante leque de produções artesanais e industriais auxiliares da mesa e da confeção e conservação dos produtos, que vão desde a olaria, a faiança e o vidro, passando pelo têxtil (tecelagem e estamparia), a cutelaria e o processamento conserveiro”.

O dossier de candidatura está a ser concebido em parceria com o Politécnico de Leiria, cujos investigadores contibuirão com o seu "saber-fazer" e visão de longo prazo, para a candidatura.

O envolvimento da comunidade, dos empresários das forças políticas e da população nesta candidatura é considerado "de extrema importância". 

Leia aqui a opinião do chef Ricardo Raimundo

Para auscultar os munícipes a Câmara Municipal de Alcobaça e o Politécnico convidam para uma sessão participativa a realizar online no dia 11 de Maio, às 18:30 horas.

Para participar, clique aqui