Viver

Agripina, a Menor. Nova peça do Nariz abre festival Acaso e recua dois mil anos até à Roma antiga

28 set 2023 10:15

Com interpretação de Isabel Muñoz Cardoso, que desde 1995 integra elencos dos Artistas Unidos, a produção tem encenação de Pedro Oliveira

agripina-a-menor-nova-peca-do-nariz-abre-festival-acaso-e-recua-dois-mil-anos-ate-a-roma-antiga
A actriz Isabel Muñoz Cardoso tem a responsabilidade de levar o monólogo a palco
Ricardo Graça

Casou com um tio, que adoptou o filho dela, que casou com a filha dele. Terá envenenado o primeiro, terá sido morta por ordem do segundo. Irmã de imperador, esposa de imperador e mãe de imperador, Agripina, a Menor, uma das mulheres mais poderosas na Roma antiga, é a protagonista da nova produção do colectivo O Nariz, que leva a palco uma narrativa com dois mil anos encenada por Pedro Oliveira, a partir de texto de Victor Martins Sant’Anna, com interpretação de Isabel Muñoz Cardoso, actriz que desde 1995 integra elencos da companhia Artistas Unidos.

A peça tem estreia agendada para amanhã, 29 de Setembro, no arranque da edição de 2023 do Acaso – Festival Internacional de Teatro.

No monólogo, emerge a dinastia dos primeiros cinco imperadores de Roma. Os laços de sangue e casamento ligam Agripina a Calígula (irmão), Cláudio (tio e depois marido) e Nero (filho) e também a Augusto, o primeiro imperador romano, e Tibério, o segundo, de quem era, respectivamente, bisneta e sobrinha-neta.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ