Economia

Agricultores do Louriçal reclamam "apoios urgentes" ao Governo

10 abr 2022 12:46

Cerca de duas dezenas de agricultores protestaram hoje junto ao mercado local

agricultores-do-lourical-reclamam-apoios-urgentes-ao-governo
Redacção/Agência Lusa

Os agricultores da região do Louriçal, no concelho de Pombal, reclamaram hoje “apoios urgentes” do Governo para a agricultura familiar, que “se debate com altos custos de produção” e “não ganha para pagar combustíveis e adubos”.

“Vamos levar ao presidente da Câmara Municipal de Pombal um documento com as nossas reclamações, de forma a que o possa transmitir à ministra da Agricultura e do Mar e ao Presidente da República”, afirmou à Agência Lusa António Ferraria, da União dos Agricultores do Distrito de Leiria.

Cerca de duas dezenas de agricultores da região do Louriçal concentraram-se durante a manhã de hoje junto ao mercado local, para partilhar as dificuldades que vêm sentindo. Com microfone ligado a um megafone, António Ferraria sublinhou que está a tornar-se impossível continuar a fazer agricultura na área familiar.

“Necessitamos de apoios urgentes, por parte do Governo, para este tipo de agricultura. Não pode ser só para os grandes proprietários”, alegou. Ao longo da sua intervenção, apontou os altos custos dos factores de produção, nomeadamente adubos, rações, fitofármacos, electricidade e combustíveis.

Ao microfone disse ainda que, tendo em conta a Covid-19, “não foi possível aos agricultores que conduzem tractores agrícolas, com cartas de condução ligeiras e pesadas”, fazer a respectiva formação cujo prazo termina no fim de Julho. “É necessária uma prorrogação do prazo”, apontou.

Pelo local da concentração passou também o presidente da Junta de Freguesia do Louriçal, José Manuel Marques (PSD), que se mostrou solidário com as reivindicações dos agricultores e apelou para que a população “trabalhe a riqueza dos solos”.