Economia

Agência Portuguesa do Ambiente esclarece sobre guias electrónicas de resíduos

12 dez 2017 00:00

Evento decorre amanhã, quarta-feira, em Porto de Mós

agencia-portuguesa-do-ambiente-esclarece-sobre-guias-electronicas-de-residuos-7803

Para “promover uma transição mais fácil” para as guias electrónicas de acompanhamento de resíduos (e-GAR), cuja adopção é obrigatória a partir de 1 de Janeiro de 2018, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) realiza amanhã, quarta-feira, uma sessão de esclarecimento em Porto de Mós.

O evento, agendado para as 15 horas, decorre nas instalações da Associação Portuguesa dos Industriais de Mármore, Granitos e Ramos Afins, até porque esta é parceira da organização.

O período de transição das guias em papel para as guias electrónicas termina a 31 de Dezembro de 2017. No dia seguinte, todos os intervenientes no circuito de transporte de resíduos (produtores, transportadores e destinatários) têm que estar registados no Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente (SILiAmb) e aptos a usar o novo modelo. Este registo é obrigatório e não tem custos associados, informam os promotores do evento.

Segundo a APA, uma das mais-valias desta mudança “é a poupança de mais de seis milhões de folhas de papel por ano”. Ao contrário do modelo anterior, que consistia no preenchimento de um impresso em papel, em triplicado, as e-GAR podem ser preenchidas através de um telemóvel ou tablet, a qualquer hora e em qualquer lugar.

“Ou seja, além de substituir o papel, garante uma maior facilidade, comodidade e rapidez no preenchimento das guias”. Também para as empresas os custos baixarão significativamente.