Sociedade

Aero Clube de Leiria começou a voar há 80 anos onde está hoje a BA5

29 set 2018 00:00

O segundo aeroclube mais antigo do País, o de Leiria, está a assinalar 80 anos actividade. Amanhã, domingo, haverá actividades de aeronática no aerodromo, como baptismos de voo.

aero-clube-de-leiria-comecou-a-voar-ha-80-anos-onde-esta-hoje-a-ba5-9291
Maria Anabela Silva

Este domingo, os céus da região vão ser sobrevoados por cerca de 25 aeronaves, que irão participar no encontro aeronáutico promovido pelo Aero Clube de Leiria, no âmbito das comemorações dos seus 80 anos.

Uma história que começou em terrenos hoje ocupados pela Base Aérea N.º 5 (BA5), em Monte Real, e que a instituição quer fazer perdurar, com a concretização do sonho de construir um aeródromo de raiz. Para já, a prioridade é a ampliação da pista actual, localizada na Gândara dos Olivais.

As origens do Aero Clube de Leiria, o segundo mais antigo do País – só o Aero Clube de Portugal tem uma longevidade maior -, remontam a 1936, quando, depois de um convite para dar uma volta de avião, José Dias Sequeira Pereira começou a pensar na criação de um campo de aviação em Leiria.

O local encontrado foi, segundo relata um trabalho académico feito em 2012 por Patrícia Bernardo e Vanessa Reis - então alunas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria -, um terreno agrícola nos Barreiros, designada por Lezíria do Pastel.

O primeiro voo aconteceu em Outubro de 1936, quando o capitão aviador Fernando Tártaro aí fez aterrar um Vickers. “Conforme planeado (…), todos se dirigiram para o campo com o objectivo de fazer a marcação da pista. Prenderam jornais com pedras, prepararam uma pequena fogueira numa extremidade”, para que a aeronave aterrasse.

O Aero Clube de Leiria seria formalmente constituído em 1938 e, já sem poder usar o 'campo de aviação' dos Barreiros – o proprietário “mandou lavrar o terreno, acabando com a possibilidade de aterrarem ali mais aviões” -, conseguiu a cedência de uma área na designada Charneca de Porto Urso, em Mo

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ