Viver

Adriana Proganó: “Há esta vontade de fazer e é quase um desespero se não fizer”

4 fev 2023 13:45

Antiga aluna da ESAD.CR, prepara participação na Arco, em Madrid

adriana-progano-ha-esta-vontade-de-fazer-e-e-quase-um-desespero-se-nao-fizer
Em Maio, inaugura exposição na galeria 3+1, em Lisboa
DR

Parecem personagens que escaparam da tela para a realidade a três dimensões. Little Brats, trabalho vencedor da última edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2022, coloca velhos protagonistas numa nova vida, como esculturas extraídas da tinta.

“São as figuras que sempre fiz, simplesmente, estão noutro suporte, que não é o habitual”, explica a autora, Adriana Proganó. “Elas sempre tiveram necessidade” de “sair cá para fora”. Então, “devagarinho”, a fuga consumou-se.

O júri destaca “a singularidade” da proposta assinada pela antiga aluna da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), “que aliando ironia e humor à crítica institucional, apresenta um olhar renovado da prática da pintura e do seu prolongamento no campo do objecto”. Salienta, também, a “ousadia” da artista nascida em 1992, na Suíça, “ao produzir algo inédito dentro da sua trajectória, em diálogo com os temas e as linguagens a que se tem dedicado”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ