Desporto

Adeptos guiam o sonho da ‘mágica’ União

30 abr 2022 09:00

As histórias de quem vibra nas bancadas confundem-se com a história do clube da terra. Não são milhares, mas também não desistem depois da desilusão de uma derrota nem viram as costas à equipa que ainda sonha com a subida de divisão

Patrícia Carreira Gonçalves

Cânticos e palmas encheram o Estádio Dr. Magalhães Pessoa no final do Dia da Liberdade com a ambição de um clube que há muito sonha com o regresso aos patamares mais altos de competição no futebol. Mas o ambiente de festa acabou por dar lugar a momentos de silêncio numa partida conquistada com dois golos do Oliveirense.

(Mais) uma derrota da União Desportiva de Leiria (UDL) num jogo decisivo em casa para a subida de divisão. “Desilusão”, descreveram muitos dos mais de 13 mil espectadores que quiseram empurrar os jogadores unionistas à vitória. “Ainda há esperança”, responderam os poucos que estiveram sempre lá, os adeptos que carregam o clube da terra no coração há várias décadas e nunca desistiram de acreditar.

A emoção de apoiar o clube do coração

“Já chorei muito por causa da União”, conta quem acompanha o percurso de um clube que renasceu ao deixar os grandes estádios para jogar nos pequenos campos da distrital, quase ficou sem jogadores e luta por regressar às divisões nacionais.

Uma história que há mais de três décadas é escrita na memória de Francisco Prior, 66 anos.

Em casa do ‘Chico’ toda a gente sabe que se almoça cedo sempre que há jogo. A mulher acompanha-o nos jogos e na ansiedade de cada jogada, os netos já sabem que a melhor equipa é a da cidade do Lis e toda a gente no estádio o conhece por estar sempre de pé e a bater palmas a meio da bancada.

“Eu sou de Leiria, é aqui que tenho os meus amigos, a minha família e ganho o meu dinheiro, porque razão haveria de gostar de outros

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ