Sociedade

AdCL investe dois milhões de euros na ETAR do Coimbrão

18 mai 2022 19:29

Empreitada permitirá aumentar a capacidade de armazenamento e encaminhamento de lamas e, consequentemente, de produção de energia através da valorização deste resíduo.

adcl-investe-dois-milhoes-de-euros-na-etar-do-coimbrao
Capacidade de armazenamento de lamas da ETAR será aumentada, o que permitirá incrementar a produção de energia a partir da valorização das lamas
Ricardo Graça/Arquivo
Maria Anabela Silva

A empresa Águas do Centro Litoral (AdCL) vai investir dois milhões de euros na ETAR do Coimbrão, concelho de Leiria, em novas infra-estruturas e equipamentos e na requalificação e melhoria do existente.

A empreitada, consignada esta segunda-feira à Oliveiras SA, contempla  a remodelação da entrada e do parque de lamas da ETAR, com o aumento da sua capacidade de armazenamento e de encaminhamento. 

O objectivo é “dotar a infra-estrutura com sistemas robustos e adequados à agressividade do meio ambiente, quer do próprio processo de tratamento, quer da envolvente externa de proximidade marítima”, explica a AdCL em comunicado.
 
A expectativa da empresa é que as melhorias introduzidas se traduzam numa “maior resiliência de processos, maior capacidade de armazenamento do parque de lamas e um melhor encaminhamento das mesmas.

Segundo dados da AdCL, na ETAR do Coimbrão é produzida, actualmente, “mais de uma tonelada de lamas por ano, levando à produção de 2,5 MW/ ano de energia. 

Naquele comunicado, a empresa salienta que este investimento está “enquadrado na sua política de renovação e manutenção preventiva” e justifica-se pela “degradação significativa das estruturas existentes”. 

“Com o tempo de utilização, as intempéries que a infra-estrutura está sujeita e, considerando as características do afluente que chega à ETAR todos os dias, conduz a um desgaste intenso”, alega a AdCL, adiantando que a solução a adoptar nesta intervenção aponta para o recurso a “materiais quimicamente resistentes e inertes à acção corrosiva do meio”.
 
Executivo da Marinha Grande visitou ETAR 

Na segunda-feira, data da consignação da empreitada, elementos do executivo e técnicos da Marinha Grande visitaram a ETAR do Coimbrão. Um encontro “enquadrado na política de reforço de proximidade da AdCL com os municípios que integram a estrutura accionista da empresa”, pode ler-se naquele comunicado.
 
Segundo a AdCL, a visita procurou apresentar o funcionamento do sistema e o trabalho diário da empresa “em prol de um ambiente melhor, com objectivo de servir a população, salvaguardando a saúde pública. 

De acordo com o comunicado da AdCL, o presidente da Câmara da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, manifestou a sua preocupação com a não atribuição da bandeira azul à praia da Vieira, “procurando conhecer o impacto da descarga da ETAR no meio receptor e afirmando que o município está, também, empenhado a trabalhar de forma conjunta e articulada no reforço de políticas sustentáveis”.

 ETAR do Coimbrão 
A Estação de Tratamento de Águas Residuais do Coimbrão recebe e trata os efluentes provenientes dos concelhos de Leiria, Batalha, Marinha Grande e Porto de Mós. Trata-se de uma obra que teve um investimento total cerca de 15,6 milhões de euros, co-financiados em 85% pelo Fundo de Coesão da União Europeia. Inaugurada em Janeiro de 2008, a ETAR de Coimbrão está preparada para receber os efluentes domésticos de cerca de 250 mil habitantes-equivalentes e tratar cerca de 37.800 m³/dia de efluentes líquidos, dos quais 77% são domésticos e 16% provenientes de indústrias. A ETAR do Coimbrão está, também, preparada para receber 280 m³ diários de afluente suinícola bruto, que vai directamente para a fase sólida da ETAR.